terça-feira, 26 de abril de 2011

Novidades 4x4... Mitsubishi Pajero Dakar feita no Brasil

Utilitário esportivo ganha padrão HPE, de um veículo completo com itens de série exclusivos.

O Mitsubishi Pajero Dakar 2012, agora produzido na fábrica de Catalão (GO), chega às concessionárias a partir de abril. A sigla HPE (High Performance Equipment) foi incorporada ao modelo 2012, reforçando que o Pajero Dakar é um veículo completo com grande diferencial no mercado e proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.


Entre os destaques estão sistema multimídia com GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, sistema de tração Super Select 4WD, transmissão INVECS-II com Sports Mode, freio à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho com mais espaço para o porta-malas e ar-condicionado independente na terceira fileira.

O modelo ganha novos itens de série, como rodas de liga leve com desenho mais moderno e esportivo, além do interior Premium Black, com bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. No exterior, são sete cores inéditas: Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix.

A tecnologia e experiência da Mitsubishi Motors no Rally Dakar - competição na qual acumula 12 vitórias - foram transferidas para os carros de rua da marca, assim como no Pajero Dakar. O nome foi escolhido para comemorar esta série de vitórias, confirmando o DNA 4x4 da marca, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência.

Potência e conforto
O motor do Pajero Dakar HPE possui alta tecnologia aliada à economia de combustível, baixos índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes. Isso graças à motorização diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.

Para o conforto do motorista, o SUV tem câmbio automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. O sistema analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo.

O câmbio também pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, no qual o motorista opta pela troca manual de marchas, proporcionando uma sensação mais esportiva ao dirigir. O conforto continua com a regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro.

Tração
Perfeito para as grandes cidades e também para os mais diversos tipos de terrenos, o Pajero Dakar HPE tem um sistema de Tração Super Select 4WD completo, com quatro modos distintos de seleção: 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h. Confirmando a vocação do legítimo 4x4, o sistema Super Select 4WD permite até 16 combinações de marcha e tração.

Acabamento diferenciado
Robusto e com muita potência, o Pajero Dakar HPE tem estilo sofisticado, com linhas arredondadas que acentuam o autêntico estilo 4x4 e valorizam o design do carro. A grade frontal possui molduras cromadas, as luzes de neblina têm moldura na cor grafite e contorno cromado e os faróis são integrados ao para-choque. Tanto os para-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem para-barro com o intuito de preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas.

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades, com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro. O sistema Keyless facilita o travamento e destravamento das portas.

Para enfrentar pisos acidentados, os para-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos para-lamas dianteiros. As rodas de liga leve com 17 polegadas possuem desenho exclusivo e usam pneus 265/65 R17. O sensor de estacionamento é opcional na linha 2012.

Segurança
O modelo é equipado com airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas dianteiras com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Barras de proteção laterais nas quatro portas aumentam ainda mais a segurança dos ocupantes.

A suspensão foi especialmente desenvolvida para ser confortável e, ao mesmo tempo, resistente nos terrenos off-road. O conjunto dianteiro é composto por braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro possui suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.

Nas subidas e descidas íngremes, o Pajero Dakar HPE é muito versátil e mostra todo o seu DNA off-road. Seu ângulo de ataque é de 36º, o ângulo de saída é de 25º, a capacidade máxima de subida é de 35º e a possibilidade de inclinação lateral chega a até 45°. Seja no asfalto ou no off-road, o Pajero Dakar HPE possui excelente raio de giro, com 5,6 metros. É o ideal para as manobras mais simples ou mesmo os desafios das grandes cidades.

Sofisticação e conforto em todo o interior
O espaço interno é amplo e agradável e acomoda até sete passageiros. Os bancos da terceira fileira são rebatíveis (Double Action Folding) e ficam embutidos no assoalho, deixando mais espaço para acomodação das bagagens. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.920 litros.

O veículo mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm, resultando em um excelente espaço interno.

Todos os itens internos do Pajero Dakar HPE foram pensados para melhor acomodar seus passageiros, tanto em sofisticação quanto na qualidade do acabamento. As portas e o porta-luvas possuem luzes internas. Para melhor otimizar os espaços, há 14 porta-objetos distribuídos pelo veículo.

O painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização, destacados pela iluminação na cor vermelha. O volante de três raios traz os comandos de áudio e piloto automático integrados e possui acabamento metálico, além de ajuste da coluna de direção.

O veículo vem equipado de série com o exclusivo navegador GPS em 3D, em português, com mais de 1.250 cidades mapeadas. O moderno sistema multimídia Power Touch também traz itens como tela touchscreen de sete polegadas com entrada para CD, DVD e MP3 Player e entrada USB com interface para iPod, Bluetooth com viva-voz e rádio AM/FM.

O Pajero Dakar tem preço sugerido de R$ 147.990,00. A partir de junho, a linha Pajero Dakar ganha dois novos integrantes.


Por: Imprensa Mitsubishi

Foto: Fábio Bustamante

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br