quarta-feira, 30 de março de 2011

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011 - segundo dia



Segundo dia...

O grupo agora está reunido, todos os carros juntos prontos para a aventura.

Como havíamos dormido em Tucuruí, lembrando que o grupo foi na frente para conhecer enquanto eu fiquei com o Afonso em Marabá recebendo a Discovery, o que acarretou em um dia de atraso. Ás 7:00hs o grupo estava reunido na frente do hotel para uma foto oficial dos veículos e participantes. Tudo registrado!

Já na saída a SW4 de Lopes/Sibele deu uma pane no alarme e após algumas tentativas de reprogramar a central terminei por desmontar o painel e desligando-a. A SW4 possui mais dois alarmes, por isso o veículo não ficou desprotegido.

O nosso roteiro seria pegar a estrada em direção a Novo Repartimento e depois seguir para Altamira, mas resolvemos seguir para o KM 29 e cortar por dentro até Pacajás, foi apenas 194km até Pacajá, mas nem por isso mais rápido levou cerca de 10 horas para percorrer a estrada. Algumas paradas para fotos, pontes ruins e crateras enormes fizeram o trajeto bem demorado.

Alguma dificuldade nas subidas e descidas longas e em alguns trechos escorregadias deixaram o trecho com adrenalina. Alguns moradores da região nos falaram que levaríamos mais de 24 horas para passar pela estrada, mas como normalmente o pessoal não sabe como é mais a frente conseguimos fazer dentro de um prazo razoável, visto que dás 10 horas totais cerca de 3 horas foram paradas no trecho.

Às 3 horas paradas foram em decorrência de passagens de pontes, fotos e aproximadamente 2 horas para tentar resolver o problema na Discovery do Afonso.

A cerca de 45km da Transamazônica o Afonso pede para que o comboio pare, pois estava escutando um barulho em sua caixa e precisava verificar. Ao parar o Rodrigo, Jeep Willys desceu para olhar sua direção pesada e descobriu que estava quase sem fluído e com a frente toda melada de óleo da direção. Foi apenas um susto, pois um trecho atrás ficará algum tempo parado com o jeep inclinado e com isso o óleo vazou pelo suspiro da tampa, ou seja, uma bobagem!

Afonso foi para baixo de seu Land Rover amarelo e descobriu que sua caixa de marcha estava seca, com pouco óleo e completou quase 1 litro. Porem ao ligar o veículo o som continuava e imediatamente disse para que abrisse o capô, pois aquele som de metal batendo vinha do motor. Era o rolamento do esticador da correia do compressor do ar-condicionado.

Não conseguirmos folgar e ai começou a operação para folgar o alternador, que estava com sua base trincada, Heliomar e Landry trabalham feitos loucos nessa operação de retirada da correia, mas ao final tivemos que partir na faca e deixar para resolver depois já que o tempo estava passando e a dificuldade de folgar alternador, bomba de hidráulico, retirar as correias frontais para depois retirar a do ar, iria demorar horas. Uma engenharia muito deficiente a do motor dessa Discovery 1990 para retirada e instalação de correias.

Remontamos e seguimos em frente, chegamos a Transamazônica na altura de Pacajás e como não adiantaria seguir em frente pernoitamos por aqui. Agora são quase cinco da manhã, daqui a pouco pegamos estrada em direção a Uruará, só que antes uma parada em Altamira para nos despedirmos do Rodrigo Muniz e seu Jeep! De lá ele segue por balsa para Macapá, sua nova morada! Sentiremos falta do grande amigo!

Um comentário:

expedição familia neves disse...

cara, vai dormi mas sedo, se não vai cochila no volante, começou a suja as maqinas, muito bom, vai com deus, um abraço.

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

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