quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mundo Off Road... WRC 2011

Se inicia um novo capítulo da história do Mundial de Rally FIA com a temporada 2011.


A Citroën Total World Rally Team alinha os novos DS3 WRC com a firme intenção de defender os títulos de Campeão Mundial Construtores e Pilotos. Depois de vários meses de intenso desenvolvimento de seu "pequeno bólido", as tripulações constituídas pelas duplas Sébastien Loeb / Daniel Elena e Sébastien Ogier / Julien Ingrassia estão prontos para enfrentar seus adversários, inclusive no gelo do Rally Da Suécia..

Depois dos Xsara WRC e C4 WRC, ambos triplamente coroados vencedores, a Citroën Racing lança os DS3 WRC nos caminhos do Mundial de Rally FIA. Atendendo a nova regulamentação imposta pela FIA, o Citroën DS3 WRC é um verdadeiro concentrado de Créative Technologie.

Mais curto e mais largo que seus antecessores, o DS3 WRC recebe um novo motor 1600 cm3 turbo com injeção direta, totalmente desenhado pela Citroën Racing. Com a eliminação do diferencial central e um comando mecânico da caixa de câmbio, esta nova geração do carros World Rally, ressaltará as qualidades dos pilotos.

Para sua 11ª temporada como tripulação oficial Citroën, Sébastien Loeb e Daniel Elena alinham com a motivação de jovens lobos em busca de seu primeiro êxito! Sete vezes consecutivas campeões Mundiais, a dupla franco-monegasca demonstra entusiasmo a bordo deste novo desafio.A seu lado estão Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, que ganharam seus lugares dentro da Citroën Total World Rally Team durante uma temporada 2010 mais que promissora.

Primeira das 13 etapas do calendário 2011, o Rally da Suécia é um caso à parte. Única prova disputada sobre neve, durante muito tempo foi um bastão viking. Desde sua criação em 1950, somente um piloto ganhou dos nórdicos: um tal de Sebastien Loeb, vencedor no ano de seu primeiro título mundial.

O roteiro da edição 2011 se extende a regioes de Varmland e Dalarna, com um parque de apoio em Hagfors. Inclusive a prova faz uma breve passagem pelo território norueguês (Lovhaugen, ES4/7).

A alguns dias da primeira prova, Olivier Quesnel, Diretor da Citroën Racing, não esconde sua impaciência: « Estamos impacientes para ver os primeiros tempos e saber se a equipe trabalhou corretamente. Certamente o Rally da Suécia não é muito representativo das dificuldades habituais ao longo da temporada. Nossas duplas conhecem os objetivos da marca e sabemos que são conscientes dos desafios. Confio plenamente neles para levar com êxito nossa nova campanha. »

O Rally de Suecia também será a oportunidade para ver a primeira Power Stage da temporada. Retransmitida ao vivo pela televisão, o trecho Gustavsfors (ES22), com extensã de 4,16 km atribuirá 3, 2 e 1 pontos aos três primeiros para os campeonatos de pilotos e co-pilotos.

Dois outros Citroën DS3 WRC estarão presentes com as duplas:Petter Solberg / Chris Patterson e Kimi Raikkonen / Kaj Lindstrom. Cada tripulação andou 250 Km sobre trechos representativos do traçado sueco. Solberg pode adaptar o carro a seu estilo de manejo. Se mostra entusiasmado e surpreendido pela performance do novo motor. Já , Raikkonen está satisfeito com o set-up desde seu primeiro teste. Raikkonen examinou as diferentes regulagens possíveis e largará no rali com opções semelhantes as da equipe oficial.

Texto :Citroen Racing
Foto:Citroen Racing/N. Zwickel

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br