sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mundo Off Road... Rally da Selva

Rally da Selva


Os participantes do 11º Rally da Selva vão passar por trilhas dentro de matas reflorestadas e de manejo sustentável. A novidade neste ano é uma área reflorestada por castanheiras, uma das árvores mais imponentes e um dos símbolos da Amazônia, considerada vulnerável pela Organização Mundial da Natureza, que entrou no percurso do dia 26 na abertura da Copa Centro Oeste de Rally de Regularidade.


O reflorestamento de castanheiras está em uma área de quase 250 hectares nas terras do Grupo Iracema e ST Madeiras, no município de Claudia. Um dos proprietários, Flávio Bonato, explica que começou o plantio em 1988 como uma maneira de compensar o meio ambiente pelas árvores perdidas no pasto para pecuária.


“Replantávamos as castanheiras porque tínhamos que retirar os troncos que ficavam queimados no meio do pasto e entediamos que precisávamos recompensar de alguma forma o meio ambiente e principalmente manter viva em nossa região, para ser observada pelas próximas gerações, a beleza que é uma árvore de castanheira”, afirmou.
Com o projeto pioneiro, Bonato passou a pesquisar e desenvolveu um enxerto que reduz em quatro anos a produtividade de frutos da castanheira.


“É uma castanheira mais baixa, que chega ao tamanho de uma mangueira, mas que começa a dar frutos com seis anos de plantio, enquanto a árvore nativa leva 10 anos”, explicou destacando que uma castanheira nativa pode atingir até 50 metros de altura por dois de diâmetro, quando tem idade de aproximadamente 300 anos.
A fama de produtor de castanheiras se espalhou e Bonato passou a produzir muda. Está em fase de implantação de um viveiro e pretende fornecer castanheira para que outros madeireiros e pecuaristas comecem o reflorestamento. Também pretende fornecer para prefeituras e universidades difundirem a cultura da espécie.


“A castanheira é uma árvore perfeita para reflorestamento, pois serve para recomposição da floresta e ainda dá frutos, que é a castanha, muito nutritiva e apreciada em vários países”, explicou o biólogo da madeireira, Paulo Sérgio de Oliveira.


Alguns pilotos e navegadores vão levar castanhas para casa e até mudas, mas o que deve marcar é a lembrança da aventura na trilha de castanheira.
“Vai ser um dos pontos marcantes da trilha. Imagine andar a uma média de 50 quilômetros por hora numa trilha onde só tem espaço para um carro ao lado de árvores gigantescas. A isso tudo se soma a chuva, que nunca nos deixou na mão em 10 anos de Rally da Selva”, destacou o diretor técnico, Victor Medina.
INSCRIÇÕES – O 11º Rally da Selva será realizado entre os dias 25 e 27 deste mês. A competição, oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), abre a Copa Centro Oeste e o Campeonato Matogrossense.


As disputas são nas categorias Máster e Expedition para veículos 4x4. Na categoria Turismo a participação também é aberta para carros de passeio com tração em duas rodas.
As inscrições estão abertas no site www.rallydaselva.com.br e podem ser feitas até as 20h do dia 23. Depois disso a inscrição pode ser feita pessoalmente na Secretaria de Prova até o início do briefing no dia 25.


O 11º Rally da Selva é organizado pela Selva Race Team com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), da Associação Matogrosense de Fora de Estrada (AMFE) e da Federação Matogrossense de Automobilismo (Femtau), Federação de Automobilismo de Goiás (Faugo) e Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF).
Tem patrocínio da Colonizadora Sinop, Calangos Beer, WH Arte Visual, Bamo, Sicredi, Parthenon Engenharia e Arquitetura, Caiçara Grill e Pizzaria, Paloma Veículos, Tec Mac (móveis para escritório), Dunorte Papelaria, Gráfica Print, Comagran e Transterra. Além do apoio das prefeituras de Sinop, Claudia, Santa Carmem, Vera, do site Só Notícias (www.sonoticias.com.br), da rádio Meridional FM, do Sindusmad e da Faça Web Sites.


Para outras informações acesse www.rallydaselva.com.br.

Um comentário:

Rodrigo Moriyama! disse...

Deve ser muito show este Rally e as paisagens nem se fala...

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br