sábado, 4 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Transcatarina 2010

Preparativos para a edição 2011 já começaram e a organização adiantou algumas novidades que virão no ano que vem. Vagas serão limitadas.

Começou a contagem regressiva para o 3º Transcatarina, um dos maiores ralis de regularidade do país. A prova que sai da serra e chega ao litoral de Santa Catarina no ano que vem será entre os dias 13 a 16 de julho. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 6, às 8h da manhã pelo site http://www.transcatarina.com.br/. Competidores devem ficar atentos, pois o número de vagas é limitado, sendo 130 para as categorias de competição e 30 para as de Turismo.

Além da Super Máster, Graduado, Jeep e Junior, o 3º Transcatarina contará com duas modalidades da Turismo: a Light e a Adventure. A novidade para os iniciantes no rali de regularidade é que eles poderão optar por um passeio mais tranqüilo e outro mais radical, como explica o diretor do evento Edson Costa: “Ambas categorias terão trajeto diferenciado das demais, porém a Light passará por um trecho de trilhas leves. A Adventure terá hora de largada, mas depois com tempo livre para os competidores, onde eles poderão decidir onde passar, como em atoleiros e/ou em trilhas mais pesadas”. Segundo a SC Racing, empresa responsável pelo Transcatarina, serão 15 vagas para a categoria Light e outras 15 para a Adventure.

Os valores para 2011 foram fixados em R$ 1.700,00 por carro, podendo ser parcelado em acordo com a SC Racing. Este preço será mantido até o mês de novembro e depois sofrerá alteração de valor, subindo para R$ 2.000,00. Os interessados em participarem das modalidades da Turismo poderão pagar o valor de R$ 1.700,00 até o dia 30 de junho de 2011. Mas todos os pilotos e navegadores devem ficar atentos na hora de se inscreverem: “Só vão garantir suas vagas os competidores que confirmarem o pagamento da primeira parcela da inscrição. Só preencher pelo site não garante a vaga”, confirma Edson.

O regulamento estará disponível no www.transcatarina.com.br a partir desta sexta-feira, dia 2.

Percurso

As trilhas do 3º Transcatarina também estão sendo levantadas. Das cidades-sede, onde foram finalizadas cada uma das etapas do rali neste ano, falta apenas Atalanta para confirmar.

Há novidades também no trecho em 2011: “As cidades são praticamente as mesmas mas o roteiro será diferenciado das primeiras edições. Ao final da última edição, fizemos um questionário com os competidores e todas as sugestões foram analisadas e acatadas”, relata Edson.

Premiação

Outra boa notícia para os participantes do 3º Transcatarina é que no ano vem a organização vai distribuir mais brindes para os vencedores, itens surpresa e que serão interessantes para as duplas.

Mais informações: http://www.transcatarina.com.br/.

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

RESULTADOS - Cuiabanos lideram duas categorias e goianos uma
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

A dupla de Cuiabá formada pelo piloto Antônio Cássio Correa da Costa e pelo navegador Berg Barros terminou o dia como líder do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade na categoria Graduados.

Com um terceiro lugar na primeira etapa e com o melhor tempo na segunda, eles somaram 28 pontos. “Foi um dia cansativo, mas as referências bateram certinho de manhã e à tarde e conseguimos esse bom resultado”, explicou o piloto conhecido como Cassinho.

Para o piloto, a resistência física foi determinante para manter a concentração durante as 11 horas de prova. “Num rally longo como o Berohokã, ganha quem se concentra melhor para errar mesmo. Vamos descansar e tentar manter o ritmo nas próximas etapas”, disse.

Na Turismo a liderança é da dupla José Carlos da Silva e Márcio Duarte, de Cuiabá. Eles também fizeram um terceiro e primeiro lugar para somar 28 pontos.

Os atuais campeões da categoria Expedition, Livânio Paulo Bortolotto e Ana Cristina Costa Resende, de Palmeira de Goiás, começaram na liderança. Eles somaram 29 pontos com uma vitória na primeira etapa e um segundo lugar na etapa da tarde.

O segundo dia de Rally Berohokã teve 450 quilômetros entre Mineiros (GO) a Primavera do Leste (MT). O resultado completo das duas primeiras etapas está no endereço eletrônico http://www.kollingecia.com.br/images/stories/berohoka/ranking_todas_rallyberohoka2010_ate02.pdf.

O Rally Berohokã é realizado entre Goiás e Mato Grosso. A competição segue até segunda-feira, dia 6 de setembro, com chegada em Barra do Garças.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Rally Berohokã vai de Primavera do Leste a Nova Xavantina nesta sexta-feira
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Outras duas etapas estão programadas para a sábado (4) do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade. Serão 350 quilômetros de trilhas dentro de Mato Grosso.

A largada da terceira etapa é em Primavera do Leste. Pilotos e navegadores saem às 7h (horário de Brasília) da Praça de Eventos. Eles fazem 200 quilômetros passando por Santo Antônio do Leste até chegar a Novo São Joaquim para almoço e parada neutra.

À tarde começa a quarta etapa. São mais 150 quilômetros até Nova Xavantina, passando por Santo Antônio do Leste.

TURISMO – Primavera do Leste é uma cidade colonizada por povos vindos do Sul e Sudeste, destaca-se pelo potencial agrícola com forte plantio de soja, milho e algodão.

Fica numa planície com 45% do território ondulado e 55% plano. Em volta é banhada pelos rios das Mortes, Sapé, Várzea Grande, Combuco, Café, Ribeirão Coité, Rio dos Perdidos, Córrego Xavante, Córrego Chimbica, Cabeceira do Mário e Córrego Fundo, que formam cachoeiras ao longo do percurso do rally.

De Primavera do Leste, o Rally Berohokã chega em Novo São Joaquim. A cidade começou a ser colonizada na década de 1960 e tem forte presença indígena. A pesca nos rios Culuene e das Mortes é a principal atração do município.

O fim da aventura do terceiro dia é em Nova Xavantina. A cidade - que recebe o nome em menção aos primeiros habitantes da região, povo indígena Xavante - tem vocação econômica na pecuária e agricultura de pequeno porte.

No centro da cidade existem atrações turísticas como o Casarão do Coronel Vanique e pontos de venda do artesanato produzido em Nova Xavantina.

Às margens do Rio das Mortes se formam praias naturais e de água doce que atraem os turistas. No mês de julho e agosto o município realiza a temporada de praia, com shows artísticos, campeonatos esportivos e desfiles.

O Rally Berohokã é realizado entre Goiás e Mato Grosso. A competição segue até segunda-feira, dia 6 de setembro, com chegada em Barra do Garças.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Rally Berohokã chega com festa em Primavera do Leste
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Depois de 450 quilômetros de trilhas em meio a montanhas e cachoeiras em Goiás e Mato Grosso, os aventureiros do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade chegaram a Primavera do Leste (MT).

A chegada foi na Praça de Eventos, onde foi montada uma estrutura para receber os pilotos, expor os carros e uma festa com show de música e encontro de motocicletas promovido pelo Moto Clube Rota 70.

A estrutura foi montada pela prefeitura de Primavera do Leste. O prefeito Getúlio Viana (PR) explicou que investiu para dar retorno à população. “E importante para a população conhecer esse grande evento, com pessoas de diversos lugares do país e diversas culturas que vão trazer o seu recado e informação”, afirmou. “É uma maneira de divulgar Primavera do Leste por meio dos visitantes”, completou.

Viana destacou o turismo de lazer, com lagos, cachoeiras e rios com correnteza que são propícios para esportes radicais e também o turismo de negócios. “Quem participa do rally tem boas condições, conhecimento e são grandes formadores de opinião. Tenho certeza que quando olharem uma cidade de 24 anos com essa estrutura, eles vão levar essa impressão positiva de Primavera do Leste”, disse.

O Rally Berohokã recomeça amanhã (4) com duas etapas. A largada é às 7h (horário de Brasília). A terceira etapa tem 200 quilômetros de Primavera do Leste até Novo São Joaquim, em Mato Grosso. À tarde o comboio faz mais 150 quilômetros até Nova Xavantina.

O Rally Berohokã segue até segunda-feira, dia 6 de setembro, com a chegada em Barra do Garças.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Novidades 4x4... Nissan Frontier 2011

CHEGA AO MERCADO A NISSAN FRONTIER 2011

Modelo 2011 ganha mais uma opção de acabamento, o modelo intermediário SE

Com forte tradição na produção e comercialização de veículos 4x4, a Nissan do Brasil apresenta a linha 2011 da picape Nissan Frontier. Preparada para encarar qualquer desafio imposto pela diversidade de estradas, climas e condições dos mais distintos lugares do País, a Frontier 2011 se destaca por oferecer os maiores níveis de potência e torque de seu segmento: seu moderno motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler gera 172 cavalos (a 4.000 rpm) e 41,1 kgf.m (a 2.000 rpm) na versão topo de linha. Primeiro carro produzido pela Nissan no Brasil, a Frontier agrega a mesma tecnologia aplicada nos veículos produzidos pela companhia no Japão. É a única picape do segmento com transmissão automática de 5 velocidades, além de contar ainda com a transmissão manual de 6 marchas. O modelo brasileiro conta com três anos de garantia.

Para a linha 2011, a picape ganhou uma reestruturação de suas versões e passa a contar com mais uma opção, a SE, intermediaria entre a XE, entrada, e a LE, topo de linha. A nova versão traz itens de conforto e segurança como air bag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), cinto de segurança de três pontos com pré-tensionadores e Alarme com Keyless. A Frontier SE é equipada com o motor 2.5L 16V e 144 cavalos (4000 rpm), sistema de tração 4x2 e 4x4 e câmbio manual de 6 marchas. “A introdução da versão SE mostra o interesse da marca em atender diferentes nichos do mercado, reforçando a tradição e o know how da Nissan na produção de picapes”, explica Erik Gottfried, gerente de Marketing de Produto da Nissan do Brasil.

A Frontier XE é a opção de entrada da nova linha e conta com motor de 144 cv (4000 giros e 36,3 kgf.m de torque - a 2.000 rpm). Foi desenvolvida para o cliente que quer uma picape robusta que ofereça o conforto de um carro de passeio com preço competitivo. Já a versão SE, além das mesmas características de versão de entrada, ainda traz mais equipamentos de segurança e se diferencia pelo para-choque traseiro cromado.

A versão LE, topo de linha, foi desenvolvida para atender o cliente que, além do conforto e robustez, quer uma picape com características de um automóvel completo. A Frontier LE tem equipamentos encontrados nos principais carros de luxo da Nissan. Piloto automático com controle no volante, farois de neblina, regulagem de altura dos faróis, grade frontal cromada, espelho retrovisor interno eletrocrômico, rádio AM/FM com CD/MP3 e entrada auxiliar com seis alto-falantes. A versão LE fornece elementos externos para enfatizar sua imagem forte - rack de teto e estribos laterais.

Com tantos atributos e baseado no crescimento da Frontier em 2010, a Nissan acredita que a Frontier 2011 reforçará sua participação no mercado de picapes médias e concorrerá em todo o segmento de versões de cabine dupla e motor a diesel, desde as versões de entrada 4x2 até as opções 4x4 mais completas.

DNA DE PICAPE

O modelo 2011 da Nissan Frontier mantém o excelente visual, imponente e robusto, marcado pelos traços fortes de sua carroceria. A frente preserva o pára-choque encorpado com farois de neblina, farois com extremidades angulosas e a grade com detalhes cromados, na versão top LE.

As laterais exibem os mesmos contornos largos dos pára-lamas e a traseira manteve o desenho das lanternas, a tampa traseira tem um sistema de trava por chave. Todas as versões da Nissan Frontier 2011 têm rodas de liga-leve 16” e pára-brisa degradê como itens de série.

Internamente, a Frontier mantém os elogiados padrões de acabamento. A posição de dirigir é privilegiada, e garante uma ampla visão ao motorista, facilitada desde a altura elevada do banco aos amplos retrovisores.

Outro diferencial entre as picapes do segmento é o banco traseiro da Nissan Frontier. Desenvolvido para aumentar o conforto dos passageiros, a inclinação do encosto tem 23° que proporcionam mais comodidade para quem viaja no banco de trás.

Espaços para objetos não faltam na picape: o porta-luvas é duplo, com duas tampas que se abrem em sentido inverso, enquanto o console traz porta-objetos e porta-copos, inclusive para os passageiros do banco de trás. Há espaço também nas laterais das portas para garrafas e outros tipos de objetos. Há ainda um prático porta-óculos alojado no teto, próximo ao espelho retrovisor, na versão top LE.

A Frontier tem 5.230 milímetros de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura. Tem a maior distância entre-eixos oferecida no segmento (3.200 mm), garantindo conforto para todos os seus ocupantes. Além do conforto e da segurança para o uso urbano, o modelo também mostra qualidades para enfrentar terrenos fora de estrada. A capacidade de subida de rampa da Frontier é de 39°. A altura livre do solo é de 220 mm, o modelo conta com ângulo de entrada de 32°, e ângulo de saída de 24°, índices que mantém sua competitividade em relação aos rivais.

A caçamba mede 454 mm de altura, o que aumenta a capacidade de transportar mais objetos, e tem comprimento de 1.513 mm e largura de 1.494 mm. Com essas dimensões, a Frontier 2011 tem capacidade de carga de até 1.030 quilos e tanque de combustível com capacidade para 80 litros.

POTÊNCIA E ROBUSTEZ

Com duas configurações de motor common-rail turbodiesel e duas opções de transmissão, Frontier é a única picape a oferecer um propulsor com a potência de 172 cavalos a 4.000 rpm e o torque de 41,1 kgfm a 2.000 rpm. Essa versão mais potente do propulsor Nissan está disponível na opção topo de linha, a LE, que também é a única que oferece ao consumidor a possibilidade de escolha entre a transmissão automática de 5 velocidades e a manual, de 6 marchas.

A tecnologia aplicada na Frontier tem como destaque o sistema Shift-on-the-fly, que permite a passagem da tração 4x2 para a 4x4 através de acionamento eletrônico, mesmo quando a picape está em movimento. Esta mudança pode ser feita em até 80 km/h. A Nissan Frontier 4X4 ainda oferece a opção 4X4 Low (reduzida) – mais indicada para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.

Linha 2011 Nissan Frontier

* XE 4X2 (câmbio manual): R$ 83.990,00
* SE 4X2 (câmbio manual): R$ 91.790,00
* XE 4X4 (câmbio manual): R$ 91.990,00
* SE 4X4 (câmbio manual): R$ 98.390,00
* LE 4X4 (câmbio manual): R$ 113.890,00
* LE 4X4 (câmbio automático): R$ 121.290,00



Nova linha 2011 da Nissan Frontier disponível nas versões LE, SE e XE


Sobre a Nissan do Brasil
Presente no Brasil há 10 anos, a Nissan mantém um parque fabril em São José dos Pinhais (PR), onde produz atualmente a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina - Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 91 concessionárias autorizadas presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Tiida Flex, nas versões hatch e sedan, e o Sentra Flex.


Por: crossbrasil

Novidades 4x4... Nova Defender 2014

Próximo Defender esperado para 2014 , mas segundo afirmam a Land Rover está sofrendo com a falta de foco. Será?

A Land Rover parece estar tendo alguma dificuldade para descobrir como lançar o sucessor do Defender sem tirar seus atributos. Segundo a Land Rover o modelo 2014, conhecido como T5, deveria sair em aço, deixando de lado o alumínio, porém o peso que o veículo ganharia seria muito relevante e por isso a companhia ainda não sabe realmente o que irá fazer.

Dentro da Land Rover o mistério sobre a nova Defender é grande, segundo alguns especialistas do setor a verdade é que nem a própria Land Rover sabe o que irá fazer com o T5, existem especulações de que até motor elétrico virá no conjunto motriz. Será? Já pensou? Se muitos usuários da Defender fogem dos modelos mais atuais pelo grande número de eletrônica embarcada imaginem um motor elétrico!!! Mas este projeto existe dentro da empresa, principalmente para atender os modelos militares.

A verdade é que a Defender, como uma lenda tem seus apaixonados ao redor do mundo, mas para a Tata proseguir com o projeto 2014 é mais do que paixão e sim viabilidade de negócio e o que vende muito são os modelos Freelander, Discovery e Range Rover e com a chegada do Vogue e toda a receptividade do mercado sobre o modelo faz com que a Tata vá deixando de lado o projeto Defender.

Aos apaixonados pela marca resta rezar para que a Tata dê importância ao ícone Defender e não deixe sumir a lenda!

Sérgio Holanda

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Aventureiros do Rally Berohokã largam em direção a Mato Grosso
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Pilotos e navegadores largaram esta manhã (3) para a primeira etapa do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade. Serão 300 quilômetros entre Mineiros (GO) e Guiratinga (MT).

Até chegar a Guiratinga, o comboio passa por Portelândia e Doverlândia em Goiás. Eles atravessam a fronteira e entram em Mato Grosso por Ponte Branca, Araguainha e Torixoréu.

Ao todo largaram 34 equipes. São 20 na Graduados, 10 na Turismo e quatro na Expedition. Os pilotos são de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A segunda etapa também será realizada hoje. Começa com a largada em Guiratinga logo após o almoço. Serão 150 quilômetros até Primavera do Leste, passando por Poxoréu, em Mato Grosso.

O Rally Berohokã segue até segunda-feira, dia 6 de setembro, com a chegada em Barra do Garças.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Casal aponta avanço tecnológico nas competições
Katiana Pereira/Black & White Comunicação

Amantes das provas de rallies há mais de 10 anos, Rogério e Ilca Franciosi, de Tangará da Serra- MT, acompanham de perto a evolução do esporte. Atualmente as tecnologias disponíveis facilitam a vida dos competidores, mas nem sempre foi assim.

O casal conta que começaram a participar do esporte quando os cálculos das trilhas eram feitos sem o uso das tecnologias que existente nos dias atuais. Ilca conta que passava até cinco dias fazendo uma planilha. “Hoje eu faço uma planilha em uma tarde. Quando comecei era pelo menos cinco dias”, revela.

Rogério define a dupla como “dinossauros” do rally. “Somos os ‘dinos’ da trilha”. O casal tem o esporte no sangue. Rogério começou a correr com o filho, que era seu navegador. Quando o filho saiu para estudar Ilca assumiu o posto de navegadora e se apaixonou.

Os competidores colocam a segurança em primeiro lugar. “Hoje o esporte é muito mais competitivo. Tem uma moçada boa nas trilhas e que ousa muito. Para nós a segurança está em primeiro lugar. Temos ficado em boas colocações em provas que temos participado”, afirmou Ilca.

Em relação ao Rally Berohokã a dupla está satisfeita e acredita que a prova será um sucesso. “Mesmo não tendo saído bem no prólogo acredito que podemos fazer uma boa prova”, disse Ilca.

Além de participar de provas em Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná. Rogério e Ilca organizam uma prova em Tangará da Serra, onde moram.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

No segundo dia de Berohokã, Rally vai de Goiás para Mato Grosso
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

O segundo dia de Rally Berohokã começa com a realização das duas primeiras etapas da corrida. Pilotos e navegadores saem de Goiás e vão dormir em Mato Grosso. O 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade segue até o dia 6 e vai percorrer 1,6 mil quilômetros de trilhas até chegar a Barra do Garças (MT).

A largada será às 7h (no horário de Brasília) na cidade de Mineiros (GO). As equipes fazem 300 quilômetros de trilha até chegar para o almoço e ponto neutro que marca o fim da primeira etapa em Guiratinga (MT).

Até chegar a Guiratinga, o comboio passa por Portelândia e Doverlândia em Goiás. Eles atravessam a fronteira e entram em Mato Grosso por Ponte Branca, Araguainha e Torixoréu.

A segunda etapa começa com a largada em Guiratinga. Serão 150 quilômetros até Primavera do Leste, passando por Poxoréu, cidades de Mato Grosso.

TURISMO – O Rally Berohokã foi criado no ano passado para divulgar os potenciais turísticos em torno do Grande Rio Araguaia (que na língua da etnia Karajá significa Berohokã).

Mineiros foi escolhida para a largada porque abriga a nascente do Rio Araguaia, além de ter uma das melhores estruturas para receber turistas no interior de Goiás.

Entre as opções estão visitas aos rios Araguaia, Rio Verde, Formoso e Jacuba, que ajudam a formar o Aquífero Guarani. Quem gosta de serra pode conhecer a Serra dos Caiapós e aproveitar as cachoeiras que formam o conjunto Pinga Fogo.

O turista que optar por uma programação mais tranquila, pode fazer trilhas, acampamentos e contemplação no Parque Nacional das Emas. Além de ver a nascente do Rio Araguaia, com um pouco de sorte é possível observar pássaros e se deparar com animais selvagens como onças, jaguatiricas, tatus, lobos, antas, queixadas, veados, cachorros do mato e, como o nome do parque sugere, algumas emas.

De volta ao centro de Mineiros, o visitante pode conhecer o Lago Artificial Canto do Cerrado e o centro histórico da cidade colonizada por mineiros que chegaram a Goiás em 1905.

Em Guiratinga o turista encontra uma cidade antiga que teve início em 1890 e fundação em 1920. Mas foi na década de 1940 que surgiu o movimento cultural chamado “Os Caretas”, que se fantasiam para pular carnaval nos meses de fevereiro, e que dão fama ao município.

Além do carnaval, Guiratinga tem outras atrações turísticas. O sítio arqueológico no Planalto dos Alcantilados apresenta inscrições rupestres e no caminho o turista pode aproveitar algumas praias naturais. A cidade ainda tem rios, cachoeiras, montanhas, balneários e pesqueiros.

O primeiro dia de aventura do Rally Berohokã termina em Primavera do Leste (MT). A cidade, colonizada por povos vindos do Sul e Sudeste, destaca-se pelo potencial agrícola com forte plantio de soja, milho e algodão.

Primavera do Leste fica numa planície com 45% do território ondulado e 55% plano. Em volta é banhada pelos rios das Mortes, Sapé, Várgea Grande, Combuco, Café, Ribeirão Coité, Rio dos Perdidos, Córrego Xavante, Córrego Chimbica, Cabeceira do Mário e Córrego Fundo, que formam cachoeiras ao longo do percurso do rally.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Piloto do abre trilha vira artista no Rally Berohokã
Katiana Pereira/Black & White Comunicação

A segunda edição do Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade rompeu divisas municipais e estaduais. São participantes de diversas cidades de Mato Grosso e Goiás, além de competidores da Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O carro abre trilha dessa edição como piloto Daher Soares. Ele é empresário do ramo de telecomunicações e veio de Belo Horizonte (MG), a convite da organização, para guiar os competidores do Rally. A equipe que acompanha Daher é da capital Cuiabá.

Daher revela que ficou admirado com a organização do evento. “Ano passado o Berohokã foi muito bem comentado. Fazia um tempo que eu não corria e me deu vontade só pelas boas informações. Esse ano não foi diferente está tudo perfeito”, disse.

Outro ponto que chamou a atenção de Daher foi a recepção na cidade de Mineiros. “Aqui as pessoas são hospitaleiras, nos receberam muito bem. A cidade mesmo pequena oferece total estrutura para a realização de eventos desse porte”, afirma.

Além desses fatores, a autoestima do empresário foi aguçada nessa participação do Rally Berohokã. “Agente se sente meio artista, é uma festa até nos pediram autógrafos. Agente curte esse assédio”, finaliza em meio a gargalhadas.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

RALLY BEROHOKÃ - Crianças aprendem preservar o Araguaia no Espaço do Saber
Everton Medeiros/Black & White Comunicação

Mais do que aventura, trilhas e uma competição nacional em quatro dias, o Rally Berohokã e a 1ª taça Brasil Berohokã\CBA de Rally de Regularidade levam preservação ambiental e conhecimento sobre as belezas do Grande Rio Araguaia. Com esse diferencial, quase 500 crianças participaram do espaço do saber, na escola municipal Maria Aparecida Paniago, em Mineiros (GO).

O Rally do conhecimento leva educação ambiental a crianças e adolescentes, desenvolvendo projetos socioeducativos sobre o tema. Para a diretora da escola, Luciene Candida Soares, a importância está na didática de ensino, que conscientiza os alunos por meio da leitura, confecção de maquetes, palestras socioambientais, filmes e teatro. "O Rally não é só feito de lama. Ele é uma prova que une esporte radical com conhecimento e principalmente a alegria”, reforçou.

O foco das atenções do projeto está nas crianças. Maiara Marcelus Rodrigues está no 3º ano do ensino fundamental e conta que com o teatro de fantoches, feito pela equipe do Programa Berohokã, aprendeu como resolver os problemas ambientais. “Fiz uma maquete que mostra o problema dos lixões e agora sei que devemos fazer a coleta seletiva, preservar a mata ciliar e todo o meio ambiente”, esclareceu.

Para a aluna Pamela Lopes Valério, a biblioteca itinerante fez com que conhecesse um pouco mais sobre a bacia hidrográfica do Araguaia. “Gostei muito do que vi e não vejo a hora de no ano que vem eles estarem aqui de novo”, disse.

A avó da garota, Maria Sales, disse que é uma incrível oportunidade de conhecer a região. “Muita coisa que estou vendo aqui eu nem sabia e agora ela pode aprender desde criança”, afirmou.

Além de todas as atividades, os alunos encerraram o espaço do saber com a gincana do conhecimento. Com provas sobre reciclagem, decomposição e quebra-cabeças socioambientais. “Tudo isso é para provocar a percepção das crianças no conhecimento ambiental”, esclareceu o coordenador da brincadeira, Roniclei Resende.

O espaço do saber ainda será realizado em Barra Do Garças (MT) nos dias 4 e 6 de setembro na chegada das equipes do Rally.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Prólogo define ordem de largada do Rally Berohokã
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Os motores começam a roncar hoje (2) à tarde no 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade Rally Berohokã. A largada do Prólogo é às 15h no circuito montado ao lado Lago Artificial Municipal.

A participação no Prólogo é obrigatória para definir a posição de largada da primeira etapa amanhã (3). Quem não disputar o Prólogo larga no fim do comboio.

“Nos rallies, o último a largar sempre fica prejudicado. Pega o percurso debilitado, com pista suja, cheia de sulcos e facões que atrapalham o desempenho”, explicou o diretor de prova, Haroldo Pires.

O diretor acrescentou que a pista do Prólogo tem 1,2 quilômetros com curvas travadas. A disputa é em regularidade, com média de 27 quilômetros por hora.

MOTOS – Antes da largada e após o Prólogo o público de Mineiros poderá acompanhar um show com a equipe Doidera Moto Show, de Goiânia. São 12 motoqueiros que fazem acrobacias e manobras radicais.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Mineiros já respira Rally Berohokã
Katiana Pereira/Black & White Comunicação

A cidade de Mineiros, com população de aproximadamente 50 mil habitantes, tem a pacata rotina modificada pelo ronco dos motores e colorido dos jipes na euforia 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade Rally Berohokã, que começa hoje com a largada do Prólogo.

Para os moradores a grande atração é a beleza e rusticidades dos carros. Muito mais que beleza e festa, o Rally é fomentador da economia local.

O estudante e atendente de farmácia, Thiago Vinícius, não esconde a curiosidade que tem sobres os carros que tomaram as ruas de sua terra natal.

“Quando os carros passam pelas ruas não tem como não olhar. Eles chamam muita atenção. Dá vontade de saber mais sobre eles, hoje já dei uma olhada na internet sobre o Rally. Eu moro aqui e me deu vontade de participar da trilha”, conta o jovem.

Além das ruas que ficam movimentadas com a chegada dos competidores e comissão organizadora, o comércio local também é favorecido. Segundo Cleiton Martins, responsável pelas reservas no Hotel Pilões, as pessoas se anteciparam.

“É grande a movimentação. Além dos competidores e organização vem gente de fora para ver. Os bares e restaurantes estão sempre lotados”, informa.

Para o vendedor de motocicletas, Michel Carlos de Assis, o Rally Berohokã traz grandes expectativas de sucesso.

“São muitas propagandas, na rádio na televisão. A cidade fica bem movimentada na época do Rally, principalmente perto da largada. É bom para a cidade. Mostra as atrações que Mineiros tem, eu fico muito feliz da largada ser daqui”, revela.

Mineiros fica no sudoeste goiano a 420 km de Goiânia-GO, 500 km de Cuiabá (MT), 550 km de Campo Grande (MS) e 650 km de Brasília (DF). Se destaca na posição estratégica dentro do Centro Oeste brasileiro, apresenta alto índice de crescimento e mantém posição de destaque na região.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Desafio Jeep Clube Comando Oeste

14º Raid Desafio Jeep Clube Comando Oeste - 02/10/2010


Dia 02 de Outubro de 2010 acontece em Osasco, na Grande São Paulo, o 14º Raid
Desafio Jeep Clube Comando Oeste.
Organizado pelo próprio Jeep Clube, a prova, será nos moldes da Copa Sudeste Off
Road de Regularidade ( Raid ),
terá Largada Promocional no dia 01 às 19:00 e Largada Oficial no dia 02 às 9:00
horas da manhã.

O Raid é uma prova de regularidade para veículos 4x4, onde os concorrentes devem
percorrer um trajeto desconhecido,
seguindo as indicações de uma planilha distribuída no início da prova, a qual
divide o percurso em vários trechos, cada um com
uma velocidade média e grau de dificuldade diferentes.

A prova é realizada em equipes de pelo menos dois componentes, Piloto e
Navegador, que são divididas em 2 categorias: Graduados
e Turismo, sendo esta última destinada a proprietários de veículos 4x4 sem
nenhuma experiência em Raid, onde a navegação
é facilitada e não é permitida a utilização de equipamentos especiais de
navegação integrada.

Sendo uma prova de regularidade vence a equipe que for mais regular, ou seja a
que andar toda da prova o mais próximo das
velocidades estabelecidas na planilha.

Maiores informações no site http://www.jeepclubecomandooeste.com.br/ ou pelos fones:
Poka - 11-7558-4161 - ID 11*78752
Toninho – 11-8383-0117
Ale – 11-7833-2968
Inscrições a partir de 15/09/10 direto no site.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Sertões premia campeões em 19 categorias, além das gerais

Entre motos foram oito subdivisões; quadris, carros e caminhões tiveram três, seis e duas, respectivamente

O Rally Internacional dos Sertões terminou no último dia 20 em Fortaleza (CE), mais precisamente no Beach Park. Foram cerca de 4.500 quilômetros percorridos em dez dias, entre Goiânia (GO) e a capital cearense. Largaram 155 veículos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões. Destes, 112 chegaram ao destino final da 18ª edição da segunda maior prova fora-de-estrada do planeta. Apenas alguns, entretanto, foram os campeões de suas respectivas categorias.

Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.

Mais sete campeões nas motos e três nos quadris

Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial.

Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc.

Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport - motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.

Em quatro rodas, mas ainda com o corpo exposto, o polonês Rafal Sonik, conhecido como "Super Sonik", estreou com o pé direito no Sertões. Faturou o título no geral dos quadriciclos e também na categoria Quads - que faz parte do mundial FIM. Francinei Costa foi o campeão pela Campeonato Brasileiro na categoria Quadris Extreme - máquinas com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4 -, enquanto Tom Rosa venceu na Quadris 450 - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4 -, para veículos com até 450 cm³ de capacidade.

Carros e caminhões: seis campeões em quatro rodas e dois nos peso-pesados
Ao conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões, o primeiro ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli também faturou o título na categoria Protótipo T1 - veículos com produção nacional e pelos menos mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos. Os vice-campeões deste ano, Klever Kolberg e Flavio França, ganharam a prova na Protótipo T1 - Etanol.

Ao completar o maior rali nacional em terceiro lugar, Paulo Nobre "Palmeirinha" e Luiz Carlos Palu foram os campeões pela T1 FIA - protótipos homologados de acordo com o anexo J da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Luiz Facco e Silvio Deusdará levaram a melhor na Super Production - participam veículos com menos de mil unidades produzidas -; como Sven Fischer e João Luiz Stal, na T2 FIA - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos homologados pela FIA para competições de rali cross country-; e Victor Valente e Daniel Simon, na Production T2 - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas, tendo como comercialização inicial de veículo normal de rua (picapes, sport utilitys ou utilitários) e posteriormente adaptados e adequados ao uso em competições ou rallys.

Com apenas duas categorias, os caminhões se dividiram em veículos leves - mínimo de 3.500kg - e pesados - peso mínimo de 4.800kg. O trio formado por Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca, vencedores do rali no geral dos pesos-pesados, sagraram-se campeões entre os caminhões leves, enquanto Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva, trio quinto colocado entre os dez caminhões, faturou o título entre os pesados.

As categorias Carro Super Prodution e Geral Caminhões e Caminhões Pesados estão sob judice em razão da intenção de recurso do carro 338 e do caminhão 405 ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões:
Motos
Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450
Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690
Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450
Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525
Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300

Quadris
Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700
Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450

Carros
Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - Protom
T1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3
T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi Pajero
Super Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200
Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux

Caminhões
Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Mundo Off Road... Silk Way Rally 2010

Silk Way Rally

Este é o mês do Silk Way Rally, organizado pela ASO, que organiza o Dakar, o Silk Way é um dos maiores Rallys do Mundo, realizado na Rússi, Cazaquistão e Tartária. O Silk Way faz parte do ciclo Dakar Series.

Faltam 9 dias para a largada.







Novidades 4x4... Picukp GM S10 Country

Picukp S10 2011 com apelo country

Hoje, 02/09, será lançada oficialmente a S10 2011 Rodeio, uma nova versão da pickup sucesso de venda no Brasil. Em substituição ao modelo Tornado a Rodeio sairá apenas com carroceria cabine dupla.



A motorização é composta pelos motores 2.8l TD de 140cv e 2.4l fex de 147cv e o preço começa em R$ 66.025,00 e chega em R$ 95.541,00 com o motor diesel e tração 4x4.

Como nova roupagem para virar uma pickup 'country' o modelo conta com nova adesivagem, mascaras negras nos faróis, estribos novos, rodas R16 cinza-grafite.

Mundo Off Road... Copa Troller SE 2010

Competição acontece nos dias 17 e 18 de setembro


A Copa Troller Sudeste 2010 estará no Rio de Janeiro neste mês de setembro. A quarta etapa da temporada foi confirmada para a cidade de Teresópolis, nos dias 17 e 18 de setembro.

Será a estreia na cidade da competição, considerada um dos mais importantes ralis de regularidade do país, e a expectativa é de muita disputa na etapa, que marca a segunda metade da Copa Troller Sudeste 2010. Os melhores pilotos e navegadores da região, nas categorias Master, Graduados, Turismo e Expedition, enfrentarão os desafios da região serrana fluminense. A base será montada no Hotel de Realizações Alpina e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial.

Em sua oitava edição, a Copa Troller inaugurará uma nova praça, dando sequência à filosofia de percorrer os principais pontos do país e atender aos troleiros destas regiões. Desta vez, o local escolhido foi a bela serra fluminense, mas especificamente a cidade de Teresópolis, em mais uma prova que promete ser bastante técnica em razão das condições geográficas. E como ocorreu na etapa anterior, em Brusque (SC), há a união da competição com as belas paisagens da região, tornando-se um atrativo para toda a família.

Desta forma, as duplas (pilotos e navegadores) de todo o país já podem confirmar presença na quarta etapa da Copa Sudeste. Os interessados em participar da quarta etapa podem acessar a área da Copa Troller no site oficial e preencher os dados necessários para inscrição. Eles terão à disposição o regulamento oficial da competição, que deverá ser lido antes da inscrição. O valor é de R$ 100,00 por dupla, que deve ser pago no dia do briefing, na véspera da prova, na Secretaria de Prova.

Os competidores deverão estar atentos à documentação necessária para a inscrição, como termo de responsabilidade para navegadores idade mínima de 16 anos - e ‘Zequinhas’ menores de idade (mínima de 12 anos), além da autorização de uso para veículos de terceiros, que também estão disponíveis no site. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Central Copa Troller, (11) 3075-7926 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3075-7926 end_of_the_skype_highlighting, das 9h às 18h.

Definida a etapa, a equipe técnica iniciará o levantamento das trilhas e estradas da região e assim poder preparar mais uma disputa interessante para os troleiros. O diretor de prova, Deco Muniz, seguirá na próxima semana para Teresópolis e percorrerá toda a região em busca das melhores opções para a etapa fluminense da Copa Troller Sudeste.

Depois da etapa catarinense, os líderes de cada uma das categorias são os seguintes: Master, Alfredo Turcatto/Camilo Turcatto (Ribeirão Preto-SP), 50 pontos; Graduados, Otávio Enz/Allan Enz (ApucaranaPR), 46 pontos; Turismo, Ricardo Flauzino/Ricardo Freitas (São Paulo-SP), 55 pontos.

Na temporada 2010, a Copa Troller terá dez etapas, sendo seis no Sudeste e quatro no Nordeste.

O calendário ficou assim:
Sudeste - 19 e 20 de março, Atibaia (SP); 16 e 17 de abril, Poços de Caldas (MG); 14 e 15 de maio, Curitiba (PR); 30 e 31 de julho, Santa Catarina, já realizadas; 17 e 18 de setembro, Rio de Janeiro; 19 e 20 de novembro, Campinas (SP);

Nordeste - 28 e 29 de maio, Natal (RN); 27 e 28 de agosto, Salvador (BA); 22 e 23 de outubro, Recife (PE); e 3 e 4 de dezembro, Fortaleza (CE).

Texto:MBraga
Foto:Donizetti Castilho

Mundo Off Road... Líderes da Copa Troller

Pai e filho são atuais líderes da Copa Troller Sudeste e vice-líderes da Mitsubishi Motorsport, na categoria Graduados



Otávio e Allan Enz, equipe Zenz Rally Team, de Apucarana (PR), estão prontos para mais um desafio, dessa vez o 2º Rally Berohokã. A dupla disputou o Mitsubishi Motorsport Sudeste no último final de semana, no qual conquistou a vice-liderança do campeonato.

A aventura que tem início na próxima quinta, 2 de setembro, com o prólogo e largada em Mineiros (GO), para as três categorias Carros (4x4): Graduados, Turismo e Expedition. A chegada em Barra do Garças (MT) no dia 6. com aproximadamente 1.600 quilômetros de trilhas.

Os representantes paranaenses estão animados para a grande prova que passará pelos estados de Goiás e Mato Grosso. "Pelos resultados que obtivemos nos últimos ralis que participamos estamos com grande energia e vontade de novas conquistas. Será nossa primeira experiência no Berohokã, mas pelo que sabemos é uma prova que tem uma estrutura enorme, então decidimos prestigiar", ressaltou Allan Enz, navegador.

A temporada 2010 faz parte da preparação da dupla da equipe Zenz Rally Team que já disputou do Transparaná em janeiro, Transcatarina em julho, Copa Troller Sudeste, Mitsubishi MotorsportSudeste e agora, no Centro-oeste ao Norte do país com o Rally Berohokã. "Vamos atravessar o Brasil de ponta a ponta, ano que vem quem sabe, estaremos no Rally dos Sertões, onde passaremos pelo Nordeste", finalizou o piloto Otávio Enz.

Segundo a organização 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade, reserva para os inscritos muita adrenalina e paisagens exuberantes às margens do rio Araguaia. Houve investimentos para que tudo esteja em alto nível técnico e na segurança dos competidores. "A edição deste ano irá percorrer 22 cidades goianas e mato-grossenses e também temos o reconhecimento do campeonato pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Através do Berohokã inúmeras ações ambientais estão sendo desenvolvidas nas regiões que circundam o Araguaia nos estados de Goiás e Mato Grosso", destaca Luiz Jacarandá, idealizador e diretor geral do evento.

A Equipe Zenz Rally Team conta com patrocínio da Zenz Bonés Camisetas e Uniformes, Radiex Produtos Automotivos, Sicredi, Dayco e Pneus Top 4x4.

Programação Oficial do 2º Rally Berohokã e 1º Taça Brasil Berohokã/CBA:

01/09 - Quarta-feira
03h00 - Credenciamento e recebimento de kits
Local: BSB Hotel Pilões - Salão Inferior Abertura da secretaria e sala de imprensa
21h00 - Credenciamento, vistoria, recebimento de kits, adesivagem.
Local: Hotel Pilões - Salão Inferior Reunião da diretoria do Rally
Prólogo até 22h

02/09 - Quinta-feira
09h00 - Ação de marketing com competidores e organização
13h30 - Coletivas Geral de Imprensa - Auditório Hotel Pilões - 6° Andar
08h30 às 15h -Vistoria Oficial de veículos 1ª etapa e Prólogo
Local: Lago Artificial Canto do Cerrado - Lago Artificial Canto do Cerrado
15h00 - Início do prólogo, valendo ordem para a largada - Pista do Lago
17h30 - Grande Show esportivo com Motos Especiais - Pista do Lago
09h30 - Briefing Geral com equipes inscritas no Rally Berohokã
Local: Hotel Pilões - 6º andar

03/09 - Sexta-feira
07h30- Início 1ª Etapa
Local: Lago Artificial Canto do Cerrado/Mineiros/GO
10h00 - Ponte Branca/MT
13h00 - Guiratinga/MT - Almoço / Ponto de Apoio / Fim da 1ª Etapa / Início 2ª Etapa
Local: AABB - Assoc. Atlética do Banco do Brasil.
17h30 - Fim da 2ª Etapa - Praça de Eventos - Paralelo BR - 070
Primavera do leste/MT - Chegada - Aferição dos veículos.
20h00 - Briefing Geral com equipes - Hotel Agulhon

04/09 - Sábado
08h00 - Início 3ª Etapa.
Local: Praça de Eventos paralelo a BR - 070
13h00 - Ponto de Apoio / Fim 3ª Etapa / Início 4ª Etapa - Novo São Joaquim/MT
17h30 - Fim da 4ª Etapa - Praça Central
Nova Xavantina/MT - Chegada e aferição dos veículos.
20h00 - Briefing Geral
Local: Hotel Morada do Sol

05/09 - Domingo
07h00 - Início 5ª Etapa - Praça Central
12h00 - Cocalinho/MT Fim da 5ª Etapa - Santuário Ecológico Místico do Roncador -
Início da 6ª Etapa / Almoço.
18h00 - Fim da 6ª Etapa - Cais do Porto - Lago dos Tigres /Britânia/GO
Chegada e aferição de veículos
20h00 - Briefing Geral e jantar - Hotel Cabanas de São Pedro

06/09 - Segunda-feira
8h00 - Largada Cronometrada - Cais do Porto
Início da 7ª Etapa.
11h00 - Fim da 7ª Etapa - Lago Azul / Almoço
Início da 8ª Etapa.
17h00 - Fim da 8ª Etapa - Praça do Baé
Barra do Garças/MT
20h00 - Festa de Premiação
Local de Eventos: Espaço Buffet - Barra do Garças/MT

Texto:SIG Comunicação



Notícias 4x4... Nova revenda Troller

Troller pensa em um novo modelo.



Com mais uma revenda no país, em São Paulo, a Troller/Ford possuí agora 20 revendas oficias no Brasil e o objetivo é chegar a 30 em dois anos, segundo seus planos de crescimento. São Paulo agora conta com três revendas Troller.

Com cerca de 1500 veículos vendidos por ano a Troller pretende subir esse número nos proxímos anor, inclusive diversificando sua linha de produtos, que atualmente conta apenas com o modelo T4 3.0. A Troller provavelmente deverá lançar o modelo 4 portas, assim como o Wrangler, uma vez que o modelo está fazendo sucesso entre os consumidores e como muito dos proprietários do jipe Troller são basicamente urbanos o modelo 4 portas seria um grande acerto de mercado. Segundo informações a Troller pensa em lançar um novo modelo para sua linha de produção como plano de crescimento e consolidação da marca. Vamos aguardar!



Mundo Off Road... Rally de carros antigos.

Carros antigos percorrerão as estradas do recôncavo baiano


Apenas modelos antigos e fora de série poderão participar do rally

Verdadeiras relíquias automobilísticas passarão pelas estradas baianas nos dias 18 e 19 de setembro, durante o I Rally do Acarajé, promovido pelo Veteran Car Bahia. A competição será de regularidade, cujo objetivo é percorrer o roteiro da prova mantendo médias horárias impostas pela organização. Apenas modelos antigos e fora de série poderão percorrer o roteiro de 280 quilômetros, que contempla cidades do recôncavo baiano, como: Simões Filho, Santo Amaro da Purificação, Muritiba, São Felix, Cachoeira e Candeias.

O Deville Salvador, localizado no bairro de Itapuã, será o ponto de partida e chegada da prova. Além disso, o hotel sediará o jantar de confraternização, no primeiro dia do evento, e a festa de premiação, marcada para às 18 horas de domingo.

Muito calor, poeira, trilhas complicadas e velocidade: cenário que se espera ao mencionar a palavra Rally. Mas, num rally de regularidade a cena não é bem essa, ainda mais quando se trata de um rally de carros antigos. "Rally de regularidade é uma competição comum mundo afora, a exemplo do famoso Rally de Monte Carlo. Aqui no Brasil, começou a ser realizado há cinco anos e na Bahia estamos inaugurando a prova com o I Rally do Acarajé. Reuniremos grandes amantes do antigomobilismo de todo o Brasil numa grande aventura", explica Jorge Cirne, presidente do Veteran Bahia, clube oficial dos antigomobilistas baianos.

Na aventura, 30 competidores-colecionadores percorrerão as estradas baianas: saindo de Salvador até Cachoeira - distante 116 km da capital.

Tudo, menos poeira

Antes de ser dada a largada, os pilotos recebem o livro (planilha) de bordo com o roteiro e horários que devem seguir com precisão. A avaliação da performance dos competidores é medida através dos PC (postos de cronometragem), localizados ao longo do percurso. "Nesse estilo de competição não é exigido veículo especial. O objetivo é percorrer o roteiro da prova mantendo a "regularidade" (médias horárias) imposta pela organização até o destino final da prova", detalha Jorge.

VETERAN CAR BAHIA
O clube nasceu em 2004, a partir da iniciativa de um grupo de amigos, com o objetivo de reunir todos os antigomobilistas do estado. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos - FBVA. Ao longo do ano de 2005, o VETERAN/BA consolidou-se como o "Clube Oficial do Antigomobilista Baiano", tendo quase 350 veículos antigos e fora de série cadastrados. Durante todo o ano, sempre no primeiro sábado de cada mês, o VETERAN/BA realiza no Parque da Cidade um encontro com os colecionadores do estado, entre outras atividades.

Texto:Divulgação

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Notícias 4x4... Ford Explorer By Police

Ford Police Interceptor Utility

Em regiões onde o uso fora de estrada, 4x4, é primordial a polícia americana está utilizando a Ford Explorer Interceptor como veículo oficial. O modelo é feito em cima da Explorer 2011.

Ao contrário do sedã de rua, que possuí duas motorizações diferentes, o Interceptor Explorer só vem com o 3.5 litros da Ford Ti- VCT V6 , entregando "pelo menos 280 cavalos de potência "e acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades . Ambos os painéis dianteiro e configurações all- wheel-drive estão disponíveis, porém o sistema de gestão off-road da Explorer de rua não será oferecida no Interceptor da Polícia. Já o sistema FATRSC (Ford AdvanceTrac Roll Stability Control), que controla a estabilidade da SUV em curvas, será padrão no utilitário Interceptor, assim como os freios maiores, suspensão mais dura e rodas de aço de 18 polegadas.

No interior, novos bancos foram instalados na frente com reduções no lado reforço para acomodar o cinto de utilidades de um policial, e a alavanca de câmbio está montada sobre a coluna de direção, a fim de proporcionar espaço para equipamentos de informática no centro do console. Nos assentos traseiros não existe luxo, embora o controle do ar-condicionado seja independente, mas existe uma placa que separa os ocupantes de trás dos policiais, por questão de segurança.

Ford também reformulou algumas das funções no interior do Explorer para melhor atender as necessidades da polícia. Os botões do volante, por exemplo, podem ser programados para operar um conjunto de funções auxiliares (luzes , sirenes , etc.) Além do mais , o sistema Ford SYNC pode ser usado para voz ativar a comunicação da polícia e equipamentos de áudio diferentes.

O Police Interceptor Utility estará na estradas americanas à partir de 2012, só não invente de querer passear dentro de um.
Sérgio Holanda
fonte: Ford EUA.

Mundo Off Road... Carioca Off-Road 2010

Itaipava será sede da 5ª etapa do Carioca Off-Road

30 de agosto de 2010 – O distrito de Itaipava, Petrópolis, RJ, receberá nos dias 10 e 11 de setembro, a 5ª etapa do Campeonato Carioca Off-Road. A prova, inicialmente prevista para Teresópolis, RJ, foi alterada por motivos técnicos, o que para os competidores será uma excelente mudança, pois a região possui trilhas e locais excepcionais para o esporte.

A Pró Rally Rio, preparou para esta prova um percurso com aproximadamente 100 quilômetros, em duas parte bem distintas. A primeira será com nível de dificuldade leve, percorrendo montanhas com oscilação de altitude bem grande e poucos laços. Já a segunda metade do roteiro, será em uma fazenda, que proporcionará um rali com mais dinamismo, muitos laços e médias justas.

As inscrições estão abertas no site http://www.cariocaoffroad.com.br/

O Carioca Off Road tem patrocínio de Chico Geraes Alimentos Finos, Ipiranga Lubrificantes, Land Minas, GBG Pneus, SP Imports; Divulgação 4x4&Cia e Liberdade de Ideias – Assessoria de Imprensa

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Espaço do Saber dá largada para Rally Berohokã em Mineiros
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Os motores ainda não roncaram, mas o 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade já começou para 800 crianças e adolescentes da escola municipal Aparecida de Almeida Toniago, em Mineiros (GO). Até instantes antes da largada do Prólogo, no dia 2 de setembro, elas participam do Espaço do Saber, projeto socioambiental desenvolvido durante a competição.

O diretor do projeto, Rubens Jacarandá, explicou que estão programadas palestras de sensibilização ambiental, teatro de bonecos, oficinas de agrofloresta, biblioteca itinerante, filmes ambientais e uma gincana temática.

“Todos os temas abordados com as crianças são voltados ao meio ambiente e com enfoque para a bacia hidrográfica do Araguaia. A oficina de agrofloresta vai trabalhar o tema com maquetes, a biblioteca itinerante tem livros voltados ao meio ambiente e a gincana vai ter provas que mostram a realidade ambiental que as crianças vivem no dia-a-dia”, explicou Jacarandá.

As atividades do Espaço do Saber em Mineiros continuam até o dia 2 de setembro. O projeto termina pouco antes da largada do Prólogo e será retomado em Barra do Garças (MT) entre os dias 4 e 6.

O Rally do Conhecimento é um projeto socioambiental desenvolvidos por educadores do Programa Berohokã. No ano passado, aproximadamente 5 mil crianças que moram na trilha do Rally participaram das atividades. Neste ano, além do Espaço do Saber, o projeto vai passar pela rota do Berohokã após o Rally.

A competição do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade começa dia 2 com a largada em Mineiros e chega em Barra do Garças no dia 6. Serão 1,6 mil quilômetros de trilhas por 22 cidades de Goiás e Mato Grosso. Neste ano a competição ganhou o reconhecimento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Sertões Expedition 2010

Sertões Expedition comemora sucesso de categoria turística paralela à 18ª edição da prova

Organizador prevê ampliação do projeto: "Plantamos uma semente para as próximas edições, e muitos participantes planejam repetir a aventura"

As belezas naturais das paisagens por onde o Rally Internacional dos Sertões passa é algo muito comentando por todos os integrantes da caravana, e até mesmo por aqueles que só acompanham por fotos ou vídeos. Durante a competição, na disputa dos trechos cronometrados, a velocidade nem sempre permite que pilotos e navegadores desfrutem de todo esse visual. O interesse turístico pelas regiões por onde a prova passa e o espírito aventureiro intrínseco ao evento e seus fãs incentivou a Dunas Race a criar a categoria Expedition, que aconteceu simultaneamente à disputa regular das seis primeiras etapas do rally, por trilhas paralelas.

Apesar da aparente dificuldade, o Sertões Expedition é um pacote turístico e contou com a participação de casais, famílias e grupos de amigos, que buscavam o contato com a natureza e a adrenalina do Rally dos Sertões, a segunda maior aventura off road mundial, e aprovaram a experiência.

"O Expedition foi uma forma diferente de participar do Sertões, uma porta de entrada. Além de ser um modo sensacional de sair da rotina. Estamos acostumados com o trânsito de São Paulo, e foi muito legal poder dirigir em estradas de terra. Aliás, os guias mudaram um pouco o roteiro por um pedido de todos da caravana, para que pudemos experimentar mais ainda as trilhas off-road. Conheci muitas pessoas bacanas, passei por lugares lindos e pude ver o horizonte, algo difícil entre os prédios da capital", afirmou o publicitário Roberto Flesch, que participou da aventura ao lado de seu irmão.

Organizado pela Alternativas Ecoturismo e comercializado pela Stella Barros Turismo, a expedição largou de Goiânia (GO) no dia 11 de agosto e passou pelas cidades de Caldas Novas (GO), Pirenópolis (GO) e Brasília (DF). A caravana ainda foi ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), ao Parque Estadual de Terra Ronca (GO) e ao Deserto do Jalapão (TO), além de outros lugares interessantes que abrigam toda a beleza e diversidade do sertão brasileiro, rumo ao destino final em Palmas (TO), onde os turistas chegaram em 15 de agosto.

"Para mim, os lugares mais legais em que estivemos foi o Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, e o Deserto do Jalapão. Gosto muito de viagens com essa característica de aventura. Além de ter participado do Expedition em 2005, já estive em cinco edições da Expedição Brasil Melhor", comentou a dentista Miriam Bastos, que viajou na companhia de sua tia.

Além da oportunidade de dirigir por regiões belas e, em sua maioria, desconhecidas, mesclando o conforto do asfalto com a sensação rústica dos pisos de terra, os participantes do Sertões Expedition puderam aproveitar atividades de aventura e passeios culturais. "Como se tratava de uma categoria de turismo, os lugares por onde passamos tinham essa característica como destaque. Estivemos em cidades como Caldas Novas, que é um dos destinos mais procurados de Goiás, além da Chapada dos Veadeiros, também em Goiás, que apresenta paisagens muito bonitas. Os participantes também fizeram atividades como arvorismo, canoagem, tirolesa e rappel. Todos gostaram muito, especialmente das travessias em estradas de terra, e muitos já estão planejando voltar em 2011", disse Marcos Pereira, diretor comercial da Alternativas Ecoturismo.

Marcos Moraes, organizador do Rally dos Sertões, comemora o resultado do Expedition e explica o objetivo desta categoria. "O Expedition é um mecanismo do Sertões para desenvolver os pontos turísticos do país, levando novos clientes a estes locais, e potencializar futuros pilotos a participarem da prova. Serve como um primeiro contato deles com o evento e, até agora, temos comprovado esta relação de interesse entre o participante do Expedition um dia competir no Sertões", analisou o diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do evento.

A interação com os competidores do Rally dos Sertões e com as comunidades locais também foi destacada pelos organizadores. "O Expedition não é uma competição de velocidade, é um passeio off-road, então, conseguimos aproveitar muito mais os lugares por onde passamos. Fazemos parte da caravana do Rally dos Sertões, e isso é muito legal. Este ano foi só o reinício da categoria, uma semente plantada para as próximas edições. Esperamos expandir o projeto e as atividades, inclusive participando da ação social que o Sertões já faz e é tão elogiada", comentou José Lima, o "Sassá", diretor geral da Alternativas Ecoturismo.

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Galeria de fotos: Para baixar fotos de cada etapa da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, acesse o link: www.sertoes.com/fotos_imprensa.html. As fotos poderão ser utilizadas apenas para fins jornalísticos.

Mundo da Aventura... Corrida de Aventura 2010

CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE CORRIDA DE AVENTURA 2010

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novídades 4x4... Nissan Murano Conversível

Nissan Murano Conversível

No começo do mês uma matéria aqui no Blog mostrava uma foto do Nissan Murano Conversível e deixava uma dúvida sobre a veracidade da foto ou mais um photoshop da vida. O que parecia ser mais uma 'pegadinha' da internet foi confirmada pela Nissan através de um comunicado para imprensa. O Nissan Murano CrossCabriolet (nome da maquina) será apresentado oficialmente no Salão de Los Angeles em Novembro.

Sem uma imagem oficial, apenas esta acima que apareceu na internet, a Nissan informa que o cabriolet terá espaço para quatro adultos e capacidade de carga para carregar tacos de golfe ou alguma bagagem , mesmo com a capota dobrada. O sistema de tração será o mesmo da Murano, aliás todo o powertrain da Murano. As vendas começam no início de 2011 e não somente no marceado Americano, mas também na Europa.

Sérgio Holanda

Mundo Off Road... Sertões 2010 - Ford Racing Trucks

Após a quarta vitória consecutiva na categoria Caminhões e com dobradinha dos caminhões F4000 4x4, o piloto e preparador de veículos de competição avalia a Ford Racing Trucks/Território Motorsport na 18ª edição da prova


Dez dias já se passaram, desde a conquista do tetracampeonato da Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport na categoria
Caminhões, mas a adrenalina da vitória ainda é sentida na sede da equipe em Tatuí (SP). Mal acaba um Rally dos Sertões já se começa a pensar no próximo, pois o trabalho e preparação que demandam uma prova neste padrão, exige muito mais que profissionalismo e dedicação.

A dobradinha da equipe no pódio da 18ª edição mostrou que o trabalho de uma década da Território Motorsport não foi em vão. Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca foram Campeões nos Caminhões, seguidos do outro trio da equipe, os vice-campeões Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika. Já Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícius conquistaram o terceiro lugar nos Pesados (T4.2) na estreia do novo Cargo 4x4 nos ralis.

Vale destacar que na prova realizada entre os dias 10 e 20 de agosto, entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), a equipe sempre esteve entre os ponteiros, seja na categoria dos Caminhões Leves (T4.1), como nos Pesados (T4.2). O trio liderado pelos tricampeões nos Caminhões em 2007/2008/2009 Piano e Mendes, começou vencendo no Prólogo, depois das 10 etapas, Marcos venceu três, enquanto Vanderlei foi o mais rápido em cinco. Sendo que o trio de Marcos liderou desde o início da competição e soube administrar a vantagem até o final.

"Este Sertões superou as expectativas e, nosso objetivo de conquistar o primeiro e segundo lugares na geral, foram alcançados.

Além do terceiro lugar nos Pesados, na primeira prova que participamos com o Cargo 4x4, foram resultados mais que satisfatórios para a equipe e todos estão de parabéns pelo excelente desempenho", afirma Piano,tetracampeão do Rally dos Sertões (2005 nos Carros e 2007 a 2009 nos Caminhões).

Segundo o piloto, que é o responsável pelo projeto do F4000 Território 4x4 e do Cargo 4x4, com a Ford Caminhões, a satisfação de poder colocar a equipe oficial da montadora mais uma vez no pódio e, ainda com novos integrantes, só consolidou a força do time, independente das dificuldades que teve de driblar.

"Fechamos este Sertões com chave de ouro porque ano passado, devido à Crise, fomos apenas com um caminhão e oito integrantes na equipe e ainda assim, Solon, Davi e eu trouxemos o tricampeonato. Neste ano colocamos três caminhões na competição, além de mais dois que demos apoio e formamos um time de 44 pessoas em função dos Caminhões. Todos subiram ao pódio e isto foi mais que positivo para nosso balanço", ressalta Piano, que completou 15 participações consecutivas na prova.

Piano elogia também o aumento do grid dos Caminhões, que nesta edição contou com 10 no total e é um incentivador da categoria para novos adeptos. Tanto que os irmãos Cassol, assim como Mello e Lélio aprovaram a experiência e fazem coro ao elogiar a performance e
competitividade entre os grandalhões no Sertões.

"Foi muito gratificante ter todos na equipe este ano e pode dividir o sabor do tetracampeonato. Ainda estamos curtindo os resultados alcançados, mas já começamos a pensar no Sertões 2011. E dividimos estas vitórias com nossos parceiros, que possibilitaram mais uma vez a nossa participação,por isto agradeço a todos por acreditarem mais uma vez no potencial da equipe", finaliza Piano

O Rally dos Sertões 2010 percorreu seis estados (Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piaui, Ceará) e cruzou 4.486 quilômetros por quatro regiões do país.

Texto:O Positivo Comunicação

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Cerrado Rally Team tem 11 carros no Rally Berohokã
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

Pilotos e navegadores de Goiânia se uniram em uma grande equipe para disputar o 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade, que será realizado de 2 a 6 de setembro por 22 cidades de Goiás e Mato Grosso.

A Cerrado Rally Team é composta por 11 duplas e 2 carros de apoio com oficina mecânica completa. A apresentação da equipe para a imprensa será nesta terça-feira (31), às 19h, na Portal Imobiliária, patrocinadora do time.

O idealizador do projeto, Roberto Quirino, explicou que uniu os competidores de Goiânia para dar mais estrutura de apoio durante a corrida. “A nossa equipe vai com dois carros de apoio, uma oficina toda equipada e com quatro mecânicos especialistas com competições off road para dar mais segurança e comodidade aos nossos pilotos”, explicou.

Ao todo serão 11 duplas que disputarão vitórias nas categorias Graduados, Expedition e Turismo. Quirino se diz confiante nos pilotos que já são experientes. “Nossa equipe tem campeões goianos, da Copa Centro Oeste e dois campeões do Rally Berohokã no ano passado”, afirmou Quirino.

Entre os campeões estão o piloto Lindomar Vitorino, atual campeão do Rally Berohokã na categoria Graduados, campeão goiano e da Copa Centro Oeste. Ele forma dupla com o navegador André Oliveiros, que também é campeão goiano e da Copa Centro Oeste.

Os atuais campeões do Rally Berohokã na categoria Turismo também estão na equipe Cerrado Race Team. O casal Livânio Bortoloto e Ana Cristina Costa Rezende estão prontos para a aventura.

A apresentação da equipe Cerrado Rally Team começa às 19h desta terça-feira (31) na sede da Portal Imobiliária, rua 13 esquina com rua 30, número 861, Setor Marista. O evento é gratuito e aberto a todos.

Para saber mais sobre o rally acesse www.rallyberohoka.com.br.

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Equipes de Sinop vão confiantes para Rally Berohokã
Black & White Comunicação

Três equipes com integrantes de Sinop (MT) estão em contagem regressiva para o 2° Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA que será realizado em Goiás e Mato Grosso de 2 a 6 de setembro. A expectativa é da Selva Race Team, Tauro Motors e Bichodomato.

A Equipe Selva Race Team é composta pelo piloto Jaime Demarch e pelo experiente navegador Valdomiro dos Anjos. A outra equipe totalmente de Sinop é a Bichodomato, formada pelo piloto Paulo Malaquini e navegador Mateus Medina. A terceira equipe é mista. A Tauro Motors tem o piloto Paulo Boscolo, de Cuiabá, e o navegador Victor Medina, de Sinop.

“É minha primeira vez nessa competição, que já esta na sua 2° edição. Esperamos muitas novidades, uma competição longa e desgastante. Porém muito técnica por conhecer a competência dos organizadores Haroldo Pires e Lourival Roldan”, afirmou Victor Medina, que lidera o matogrossense neste ano.

A confiança também é a marca de Valdomiro dos Anjos. Ele diz estar confiante e que espera chegar entre os dez melhores. Apesar de os rallies em Mato Grosso ter apenas uma etapa, o navegador garante que está preparado para uma competição de oito etapas pois vem de participação recente no Transcatarina, ficando em 21° entre 145 participantes.

Já o piloto Paulo Malaquini promete título. “Já estou com a faca nos dentes para busca o titulo para Sinop”, prometeu.

O Rally Berohokã começa no dia 2 de setembro em Mineiros (GO). Serão 1,6 mil quilômetros de trilhas por 22 cidades de Goiás e Mato Grosso até a chegada em Barra do Garças (MT) no dia 6 de setembro. A competição é reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e vale como um campeonato brasileiro.

Para saber mais sobre o rally acesse www.rallyberohoka.com.br.

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br