segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novidades 4x4... Outlander

Mitsubishi Outlander: para quem o conforto é item de série

O motorista 4x4 transforma sua rotina em aventura e amplia seus horizontes sem abrir mão do conforto. Para conquistar esse público, atento à tecnologia, versatilidade e espírito aventureiro, a Mitsubishi aposta no Outlander 2011, um crossover esportivo de luxo, com visual moderno e arrojado, que não deixa de lado o conforto dos automóveis de passeio.


Para compor o visual arrojado na sua parte dianteira, a grade frontal chama a atenção de quem encontra o veículo pela frente. Rodas de liga de 18 polegadas de diâmetro e pneus esportivos de perfil baixo, ressaltam a personalidade deste crossover, que ainda tem seu visual complementado pelo teto solar panorâmico, na versão V6 GT, e um conjunto óptico moderno composto por faróis principais com cinco regulagens de altura e faróis auxiliares emoldurados na cor cromada. Na parte traseira, o crossover conta também com iluminação feita por meio de leds e rack de teto na versão V6 GT na cor preto fosco.


Internamente, a ergonomia e conforto são as características que merecem destaque. Para comandar o motor V6, o condutor tem a seu dispor os padlle shifters no volante, que lhe permitem experimentar a mesma sensação de alguns pilotos profissionais. Bancos de couro com aquecimento (versão V6 GT), 22 porta-objetos e sistema multimídia completo tornam o ato de dirigir uma tarefa muito mais agradável e conquistam o consumidor mais exigente. Com 215 mm livre do solo, o veículo dispõe de excelente altura e ampla visibilidade periférica, um diferencial notado principalmente ao realizar manobras em espaços restritos.


Na prática, essas características do veículo permitem um comportamento dinâmico superior em terrenos acidentados e na ultrapassagem de eventuais obstáculos. O Mitsubishi Outlander possui um conjunto de suspensão Sport Oriented, que oferece o que há de mais moderno em termos de conforto e estabilidade. O sistema, independente nas quatro rodas ― McPherson na dianteira e multilink, na traseira ―, garante segurança, controle e confiabilidade nas mais diversas situações.


Motor
O moderno motor V6 GT a gasolina, com capacidade de 3,0 litros, conta com 240 cv de potência a 6250 rpm e 31 kgf.m de torque a 3750 rpm. Montado transversalmente, o motor tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio que, além do grande desempenho, é um dos responsáveis pela excelente relação peso/potência do Outlander 2011. O sofisticado sistema MIVEC, desenvolvido pela Mitsubishi, atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Isso assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações, além de gerar maior potência e desempenho nas altas.
O Outlander também pode ser encontrado com o moderno motor 2.4 litros Mivec de alumínio, com 170 cv e 23 kgf.m de torque.

Câmbio sequencial de seis marchas
A transmissão INVECS II automática de seis marchas com sequencial Sportronic, possibilita a troca de marchas na alavanca e paddle shifters, permitindo a troca de marchas também no volante de direção, proporciona ao veículo esportividade, excelente escalonamento de marchas e o perfeito aproveitamento das potencialidades do motor. O resultado é a maximização do torque do motor e a sensação do prazer ao dirigir. Na versão 2.4, o veículo conta com câmbio CVT INVECS III, com sistema seqüencial Sport Mode com 6 marchas.


O Outlander 2011 também conta com o sistema "Multi-Select Trimode", que oferece até 18 combinações de marchas e permite a escolha de três diferentes tipos de tração, por meio de um seletor posicionado no console central (4x2, 4x4 On-Demand e 4x4 bloqueado). O conjunto garante maior conforto, aderência e segurança, tanto no uso urbano, como em rodovias, além de gerar um ótimo comportamento nas situações fora-de-estrada.


O veículo possui três alternativas de tração: 2WD, que oferece somente tração dianteira, proporcionando maior economia de combustível; 4WD, com torque distribuído para as rodas traseiras quando necessário; e 4WD Lock, que é a tração com bloqueio nas quatro rodas, ideal para terrenos com baixa aderência.

Confortável e espaçoso
Sofisticados e confortáveis, os bancos do Outlander 2011 têm design esportivo, são revestidos em couro, na versão V6 GT, e proporcionam alta retenção devido a bordas laterais bem pronunciadas, além de contar com aquecimento elétrico para os assentos dianteiros, na versão V6 GT. O traseiro é bipartido na proporção 60/40, deslizante, rebatível por comando elétrico e dobrável. O banco do motorista pode ser ajustado eletricamente em distância, altura e inclinação, na versão V6 GT. O ar-condicionado é automático, com filtro de partículas que garantem melhor qualidade do ar na cabine.


O porta-malas é acionado eletricamente e traz o conceito de tampa traseira bipartida, tipo "Flap Fold", que facilita o acesso ao seu interior e a acomodação de bagagens volumosas. Com o encosto dos bancos na posição normal, ele tem 715 litros de capacidade, valor que aumenta para 2 mil litros com o exclusivo rebatimento elétrico da segunda fileira de bancos. O Outlander também conta com ganchos de fixação e três tomadas auxiliares de 12V.


Para aumentar o conforto e a segurança dos usuários, o modelo vem de série com vidros elétricos antiesmagamento na porta do motorista, Comfort Pack (sensor de chuva e sensor de luminosidade) e sensor de estacionamento. O carro também conta com detalhes de acabamento na moldura da alavanca de câmbio e no painel. Essa máquina também vem com um computador de bordo com tela LCD com 11 funções e sistema keyless de abertura e travamento das portas.


Alarme, piloto automático (Cruise Control) e immobilizer são somente mais alguns dos itens de conveniência e segurança do Outlander 2011. O Sistema Multimidia Power Touch, conta com tecnologia touch screen e tela de 7 ". Este sistema de áudio do carro é de série na versão V6 GT e já vem equipado com sistema Bluetooth estéreo, viva-voz integrado, sistema CD/DVD-R, conexão para iPod e entrada USB, além de um sistema de navegação GPS completo, que contém mais de 1.250 cidades mapeadas, 350 navegáveis, recursos em 3D para pontos de referência e navegação interativa.

Seguro desde a origem
O Outlander 2011 possui o sistema RISE de deformação controlada. Ou seja, ele tem uma estrutura que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros em caso de colisão. Seu monobloco foi desenvolvido com a presença de uma cinta que adiciona reforço estrutural e com pedais e coluna de direção retráteis. O teto de alumínio diminui o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade, garantindo maior estabilidade.


Para a perfeita segurança dos seus ocupantes, o modelo vem equipado com oito airbags, na versão V6 GT, sendo dois dianteiros inteligentes ― com velocidade de abertura controlada eletronicamente, em duplo estágio para responder de modo adequado aos impactos ―, airbags laterais e airbags de "cortina".

O sistema de freios a disco nas quatro rodas conta com ABS de quatro canais e EBD ― sistema que controla eletronicamente a distribuição de força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro em função da carga do veículo ―, garantindo trajetória correta e segura mesmo nas situações limites de frenagem. O veículo também vem equipado com ASC (versão V6 GT), controle ativo de estabilidade e tração, que mantém trajetória correta, mais segura em curvas, mudanças bruscas de direção, pisos escorregadios ou em altas velocidades. O carro ainda conta com a suspensão Sport Oriented independente nas quatro rodas, o que assegura maior controle do carro e respostas mais rápidas ao dirigir.


O Mitsubishi Outlander 2011 está disponível nas cores: Silver, Medium Gray, Black Mica, White Pearl e Platinum Beige

Por: CrossBrasil
Foto:Malagrine Estúdio

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br