sábado, 23 de outubro de 2010

Mundo Off Road... Rali da Catalunha

Azar de Ogier deixa Sébastien Loeb isolado na Catalunha

Com um ritmo bastante intenso, Sébastien Loeb está cada vez mais isolado na frente do Rali da Catalunha. O piloto francês, que ontem surpreendeu ao conseguir liderar a prova mesmo a 'abrir' as estradas catalãs, ampliou a sua vantagem face a todos os seus rivais nas três especiais da manhã e beneficiou dos problemas de Sébastien Ogier para ficar descansado na frente da prova.

Ogier havia conseguido diminuir a distância que o separava de Loeb no final do dia de ontem e hoje tentava disputar a liderança com o já campeão do mundo, mas um erro num gancho na oitava especial fê-lo perder mais de 15 minutos, com o jovem francês a cumprir o resto do troço e o seguinte com sérios danos no seu Citroën C4 WRC.

"Falhei uma nota, travei muito tarde para um gancho e bati com a traseira do carro", disse Ogier, bastante desiludido, aos microfones da Rally Radio. O carro do francês deverá agora ser reparado, tendo a secção traseira da suspensão bastante danificada. Este incidente deixou Loeb sozinho na frente da prova com larga vantagem sobre os demais. Tendo garantido a liderança no dia de ontem - apesar de limpar as estradas - a tarefa dos seus adversários era reconhecidamente complicada e isso confirmou-se ao longo das três especiais matinais, tendo ganho as três classificativas. Assim, a vantagem para o segundo, Petter Solberg, é agora de 46,2 segundos.

"Não tive qualquer problema. [Mudar de estratégia devido à vantagem?] Vamos ver o que vamos fazer à tarde, estou a andar como disse de manhã - a fundo. Os troços de manhã não foram fáceis, talvez à tarde fiquem ainda melhores, mas vamos ver", afirmou Loeb.

Quanto a Solberg, que vinha de ontem atrás de Jari-Matti Latvala, conseguiu passar o finlandês da Ford e assumir-se como o segundo melhor, mesmo se o norueguês se tenha confessado não muito satisfeito com alguns pequenos erros cometidos ao longo das especiais da manhã que o deixam mais longe de Loeb.

Onze segundos atrás encontra-se, então, Latvala. O piloto do Ford Focus WRC tem trabalhado ao nível das afinações da suspensão, que não tem estado completamente do seu agrado. "Melhorámos o ajuste da suspensão mas ainda não está como eu quero, espero que o carro fique melhor na tarde. Quero lutar pelo segundo com o Petter", afiançou o piloto.

Dani Sordo surge logo na posição seguinte, com o espanhol empenhado em recuperar algum do tempo perdido ontem, ao passo que Mikko Hirvonen é o quinto. Matthew Wilson é o sexto, na frente de Frigyes Turan é o sétimo, na frente de Henning Solberg. Ken Block perdeu algum tempo depois de uma ligeira excursão fora de estrada com o seu Ford Focus, danificando ligeiramente o seu carro. O piloto espera manter a sua consistência e terminar mais um rali.

Drama no Junior WRC

O drama também atingiu a categoria JWRC, com Aaron Buurkart a sair de estrada quando uma das rodas do seu Suzuki simplesmente 'saiu' a cerca de 50 metros do final da primeira especial do dia, deixando Hans Weijs Jr em segundo na categoria (atrás de Yeray Lemes) em boa posição de conquistar o título, já que o segundo posto chega para garantir o título.

"Estávamos a travar para a curva, virei e perdemos a roda da frente. Talvez tenha sido muito agressivo nalgumas curvas, mas não acertámos em nenhuma pedra nem nada disso. Estou bastante desapontado, quase a chorar. O troço era bom, o tempo era bom e estava a 50 metros do final e o raio da roda saiu...", afirmou, bastante desapontado. Recorde-se que Burkart perdeu o título no ano passado para Ogier, também na última prova.

Por: AutoSport PT.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br