segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mundo Off Road... Lancer Racing

Lancer Racing: nascido para vencer desafios

Uma máquina de vencer. Assim surgiu o Lancer Racing. Baseado no esportivo Lancer Sportback, o veículo foi projetado e fabricado para enfrentar o maior e mais difícil rali do mundo: o Rally Dakar. O resultado desse projeto pode ser visto na edição Rally Dakar 2010, onde dos cinco veículos Lancer Racing que largaram, três ficaram entre os 10 primeiros colocados da prova.

Projetado para ser o mais leve e resistente veículo da marca em ralis off-road, o Lancer Racing conta com estrutura tubular de aço cromo molibdênio, toda desenvolvida com base na análise CAE (Computer Aided Engineer). "Esse carro tem a mais alta tecnologia de competição, tendo sido totalmente projetado com os melhores recursos da engenharia moderna", comenta Guilherme Spinelli, piloto que correu o Rally Dakar 2010 a bordo de um modelo Lancer Racing.

Já a carroceria é em fibra de carbono com kevlar®, um material muito resistente e leve, que somado ao protetor inferior frontal de alumínio dural em kevlar®, dão ao conjunto uma combinação de sucesso: alta resistência e excelente distribuição de peso.

A força do Racing Lancer para superar obstáculos começa em seu motor Mitsubishi Mivec a gasolina 4.0 litros V6 com 24 válvulas, DOHC, desenvolvido no Japão, com potência de 320bhp e mais de 43kgf.m de torque e o mesmo conceito de motor usado no Pajero Full. Acoplado a ele há um câmbio sequencial de 6 velocidades com caixa de transferência integrada, desenvolvido exclusivamente para esse veículo.

A suspensão dianteira e traseira são independentes, compostas por braços triangulares, dois amortecedores hidráulicos de quatro regulagens BOS® (por roda) e duas molas principais EIBACH® (por roda). Esse conjunto confere ao Lancer Racing a habilidade de transpor terrenos acidentados em alta velocidade.

No projeto desse veículo, destacam-se o baixo centro de gravidade, excelentes ângulos de entrada e saída, além da parte inferior do carro fechada, diferencial que ajuda a superar dunas e desertos. Os freios são Brembo®, com discos de 16", seis pistões e suas rodas de alumínio forjadas 16".

Foto: Divulgação

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