segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Novidades 4x4... Ford F-150 2011

Ford F-150 2011 e seus quatro novos motores

A F-150 está com tudo no mercado e para 2011 com mais novidades e uma gama de motores.

Vamos começar com o motor de base: O antigo V8 de 248 cv e 4.6 litro foi embora, dando lugar ao moderno V6 3,7-litros powerplant que produz 302 cv. Este motor DOHC da Ford é considerado o motor mais resistente produzido no mercado e desbancou o Vortec V8 4.8l da GM, foi um verdadeiro banho de força e tecnologia.

O novo motor 5.0 litros Coyote V8 da Ford, proveniente do Mustang GT, teve algumas mudanças para equipar a F-150 e com isso a curva de torque ficou melhor, ideal para um pickup que precisa de força em todos os giros. A Ford espera que o V8 5,0-litros seja o de maior volume de vendas para a F-150 2011, e é quase certo que seja o caso. Com 315 cv e muito torque o V8 5.0 é mais forte que seus concorrentes: V8 Vortec da GM, o V8 da RAM e da Toyota Tundra (ambos com 310cv), mas não é só cavalagem que deixa o motor da Ford na frente, possuí em média 10% mais torque que seus concorrentes, uma vantagem enorme em se tratando de pick-up.
Os dois outros 'monstros' da Ford

Um V8 de 6,2l de 'apenas' 411 cv está disponível para a F-150, sem falar nos 196,86 kgf.m de torque! Uma verdadeira usina! A Ford acredita que este modelo venderá menos, mas certamente seus compradores poderão fazer provas de arrancadas nos fins de semana.

O outro modelo é um V8 de 365cv e 190 kgf.m de torque e com sistema EcoBoost. Em termos de números esse será o modelo V8 mais vendido, potência abaixo do 6.2l mas torque bem próximo, porém muito mais econômico e com mesma capacidade de carga e reboque. A Ford ainda não divulgou estimativas de consumo dos motores.

Entre os dois V8 da Ford (6.2 e o Ecoboost) está o V8 5.7l da Toyota Tundra, que produz 381cv e 182 kgf.m de torque, econômico tanto quanto o ecoboost e mais potente, embora o torque seja inferior.
Uma grande vantagem das pick-ups da Ford é o sistema SelectShift que permite um controle manual da transmissão automática, algo importante para quem anda off road carregando muito peso. Este sistema está dando a Ford uma grande vantagem no mercado americano.
No mais um visual novo por fora e por dentro, com destaque uma tela de LCD ( já visto na última Super Duty) de 4,2 polegadas, 480x272 pixels, tela frontal e no centro entre os dois calibres grandes no painel de instrumentos. Várias informações úteis é exibido, incluindo a economia de combustível atual e médio com faixa -a- vazio temperatura, transmissão, pressão dos pneus e hodômetros viagem dupla. Além disso, off-roaders podem ver as dimensões laterais, verticais e raio de giro de suas manobras e os com um reboque pode personalizar freios do reboque e até mesmo salvar as configurações para reboques específicos.

Também está disponível um pacote de tecnologia SYNC , que inclui o Trânsito, Orientações e Informações aplicativo que permite o acesso de relatórios do tráfego personalizados, turn- by-turn de direção e de informação , como listas de empresas , notícias, esportes e tempo.

Além dos novos motores a Ford F-150 possuí o modelo Ecoboost V6 de 3.5l que já equipa alguns modelos 2010 e produz 302 cv, assim como o modelo 3.7l sem o sistema. Para os que querem fritar pneus os V8 estão a escolha.

A partir de hoje a Ford já está vendendo suas F-150 com os novos motores e a concorrência se preparando para desbancar. E nós, brasileiros, ficamos babando, afinal trazer esses monstros oficialmente para o Brasil não faz parte dos projetos da Ford, pelo menos ainda não!

Sérgio Holanda

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