quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Rally de carros antigos.

Carros antigos percorrerão as estradas do recôncavo baiano


Apenas modelos antigos e fora de série poderão participar do rally

Verdadeiras relíquias automobilísticas passarão pelas estradas baianas nos dias 18 e 19 de setembro, durante o I Rally do Acarajé, promovido pelo Veteran Car Bahia. A competição será de regularidade, cujo objetivo é percorrer o roteiro da prova mantendo médias horárias impostas pela organização. Apenas modelos antigos e fora de série poderão percorrer o roteiro de 280 quilômetros, que contempla cidades do recôncavo baiano, como: Simões Filho, Santo Amaro da Purificação, Muritiba, São Felix, Cachoeira e Candeias.

O Deville Salvador, localizado no bairro de Itapuã, será o ponto de partida e chegada da prova. Além disso, o hotel sediará o jantar de confraternização, no primeiro dia do evento, e a festa de premiação, marcada para às 18 horas de domingo.

Muito calor, poeira, trilhas complicadas e velocidade: cenário que se espera ao mencionar a palavra Rally. Mas, num rally de regularidade a cena não é bem essa, ainda mais quando se trata de um rally de carros antigos. "Rally de regularidade é uma competição comum mundo afora, a exemplo do famoso Rally de Monte Carlo. Aqui no Brasil, começou a ser realizado há cinco anos e na Bahia estamos inaugurando a prova com o I Rally do Acarajé. Reuniremos grandes amantes do antigomobilismo de todo o Brasil numa grande aventura", explica Jorge Cirne, presidente do Veteran Bahia, clube oficial dos antigomobilistas baianos.

Na aventura, 30 competidores-colecionadores percorrerão as estradas baianas: saindo de Salvador até Cachoeira - distante 116 km da capital.

Tudo, menos poeira

Antes de ser dada a largada, os pilotos recebem o livro (planilha) de bordo com o roteiro e horários que devem seguir com precisão. A avaliação da performance dos competidores é medida através dos PC (postos de cronometragem), localizados ao longo do percurso. "Nesse estilo de competição não é exigido veículo especial. O objetivo é percorrer o roteiro da prova mantendo a "regularidade" (médias horárias) imposta pela organização até o destino final da prova", detalha Jorge.

VETERAN CAR BAHIA
O clube nasceu em 2004, a partir da iniciativa de um grupo de amigos, com o objetivo de reunir todos os antigomobilistas do estado. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos - FBVA. Ao longo do ano de 2005, o VETERAN/BA consolidou-se como o "Clube Oficial do Antigomobilista Baiano", tendo quase 350 veículos antigos e fora de série cadastrados. Durante todo o ano, sempre no primeiro sábado de cada mês, o VETERAN/BA realiza no Parque da Cidade um encontro com os colecionadores do estado, entre outras atividades.

Texto:Divulgação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br