sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

No segundo dia de Berohokã, Rally vai de Goiás para Mato Grosso
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação

O segundo dia de Rally Berohokã começa com a realização das duas primeiras etapas da corrida. Pilotos e navegadores saem de Goiás e vão dormir em Mato Grosso. O 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade segue até o dia 6 e vai percorrer 1,6 mil quilômetros de trilhas até chegar a Barra do Garças (MT).

A largada será às 7h (no horário de Brasília) na cidade de Mineiros (GO). As equipes fazem 300 quilômetros de trilha até chegar para o almoço e ponto neutro que marca o fim da primeira etapa em Guiratinga (MT).

Até chegar a Guiratinga, o comboio passa por Portelândia e Doverlândia em Goiás. Eles atravessam a fronteira e entram em Mato Grosso por Ponte Branca, Araguainha e Torixoréu.

A segunda etapa começa com a largada em Guiratinga. Serão 150 quilômetros até Primavera do Leste, passando por Poxoréu, cidades de Mato Grosso.

TURISMO – O Rally Berohokã foi criado no ano passado para divulgar os potenciais turísticos em torno do Grande Rio Araguaia (que na língua da etnia Karajá significa Berohokã).

Mineiros foi escolhida para a largada porque abriga a nascente do Rio Araguaia, além de ter uma das melhores estruturas para receber turistas no interior de Goiás.

Entre as opções estão visitas aos rios Araguaia, Rio Verde, Formoso e Jacuba, que ajudam a formar o Aquífero Guarani. Quem gosta de serra pode conhecer a Serra dos Caiapós e aproveitar as cachoeiras que formam o conjunto Pinga Fogo.

O turista que optar por uma programação mais tranquila, pode fazer trilhas, acampamentos e contemplação no Parque Nacional das Emas. Além de ver a nascente do Rio Araguaia, com um pouco de sorte é possível observar pássaros e se deparar com animais selvagens como onças, jaguatiricas, tatus, lobos, antas, queixadas, veados, cachorros do mato e, como o nome do parque sugere, algumas emas.

De volta ao centro de Mineiros, o visitante pode conhecer o Lago Artificial Canto do Cerrado e o centro histórico da cidade colonizada por mineiros que chegaram a Goiás em 1905.

Em Guiratinga o turista encontra uma cidade antiga que teve início em 1890 e fundação em 1920. Mas foi na década de 1940 que surgiu o movimento cultural chamado “Os Caretas”, que se fantasiam para pular carnaval nos meses de fevereiro, e que dão fama ao município.

Além do carnaval, Guiratinga tem outras atrações turísticas. O sítio arqueológico no Planalto dos Alcantilados apresenta inscrições rupestres e no caminho o turista pode aproveitar algumas praias naturais. A cidade ainda tem rios, cachoeiras, montanhas, balneários e pesqueiros.

O primeiro dia de aventura do Rally Berohokã termina em Primavera do Leste (MT). A cidade, colonizada por povos vindos do Sul e Sudeste, destaca-se pelo potencial agrícola com forte plantio de soja, milho e algodão.

Primavera do Leste fica numa planície com 45% do território ondulado e 55% plano. Em volta é banhada pelos rios das Mortes, Sapé, Várgea Grande, Combuco, Café, Ribeirão Coité, Rio dos Perdidos, Córrego Xavante, Córrego Chimbica, Cabeceira do Mário e Córrego Fundo, que formam cachoeiras ao longo do percurso do rally.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br