quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Jean Azevedo é Pentacampeão do Sertoes nas motos, e em 2009, foi o melhor Brasileiro na competição.


Esta semana pilotos, navegadores e equipes começarão a desembarcar em Goiânia para a 18ª edição do Sertões, dentre eles Riamburgo Ximenes e Stanger Eller, que comentam as expectativas pré- prova.


Se o Dakar é o mito mundial, o Sertões é o sonho nacional. Dos quase 240 competidores inscritos, alguns terão como meta apenas largar e chegar, outros pretendem alavancar suas performances, e poucos são os que de fato podem, e sonham, com a vitória. Vencer um rali como o Sertões é conquistar a glória maior no esporte nacional. Uma prova dura, exigente, seletiva, e que ceifa performances por seu grau de exigência e competência.


Se para as motos a briga entre estrangeiros e tupiniquins é real, e permite aos brasileiros vitórias que nos enchem de orgulho, para a turma das 4 rodas não é tão simples assim. Desde a chegada dos "super carros estrangeiros", um brasileiro vencer na geral é um sonho digno de uma odisséia.


Grid Verde e Amarelo


Para este ano teremos um único carro estrangeiro na prova, o BMW X3 de Paulo Nobre, o Palmeirinha. Sim, é um carro que exige respeito e que sempre impressiona, superá-lo é uma tarefa para poucos. Porém, o grid deste ano é especial por presenciar retornos de nomes nacionais importantes ao esporte e veículos que prometem uma disputa saborosa, e de excelente competitividade.


"Nossos carros são excelentes, mas nossa realidade financeira nos obriga a usar a criatividade para encarar grandes equipes mundiais, que trazem com elas tecnologia de ponta e verba fora da nossa realidade. Creio que este será um Sertões de competitividade animadora, de briga por segundos entre os melhores. E para fazer frente à concorrência, seja ela qual for, trabalhamos nosso carro em cima do que entendemos ser o melhor conjunto para um Sertões" , comenta Riamburgo Ximenes.


"Trabalhamos muito focados para fazer um grande rali, e creio que assim será. Mas, sem dúvidas, até a hora da largada paira uma ansiedade natural e comum à todos", fala Stanger.


Tudo Pronto


No último final de semana Riamburgo esteve em Curitiba, PR, sede da equipe Promacchina Motorsport, onde fez os acertos finais em seu carro para o rali. Quem assina a preparação da EvoProm da dupla cearense é Maurício Neves, campeão dos Sertões em 2007 e que competiu, o Sertões 2009 e o Dakar 2010 a bordo de um Race Touareg, como piloto oficial Volkswagen. Sobre o carro Maurício conta, "Será a primeira prova depois de uma profunda reformulação do set-up do carro, desenvolvemos ajustes para alcançar nosso objetivo, que é confiabilidade".


Edição Comemorativa


Com uma conquista na geral em 1999, e mais três em categorias( 2004 - Producton, 2005 - Superproduction e 2008- Protótipo), o piloto cearense, ao lado do navegador Stanger Eller, é figura certa entre os favoritos ao título de 2010. E apesar desta ser a sua 13ª participação no Sertões, Ximenes tem mais a comemorar, este ano ele completa 25 anos de vida off road.


No Sertões de 2009 o campeão da categoria protótipos foi Jean Azevêdo. Riamburgo quebrou no sexto dia de rali e até entao a briga entre os dois foi intensa. Ao fim da temporada passada, Jean saiu Campeão, Ximenes vice.


"O Riamburgo e um grande piloto com resultados expressivos em todos os ralis que disputa, sempre entra como um dos favoritos em qualquer prova que participar, tenho muito respeito por ele como piloto e pessoa, neste Sertões vai ser um grande adversario", diz Jean Azevedo.A prova, que tem largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), já conta aproximadamente 240 competidores inscritos. O superprime está agendado para 10 de agosto, largada dia 11 e chegada dia 20.


Texto:Zarhi El Malek

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br