terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Dakar Eco Team

Para Kolberg e equipe, prova começa muito antes da largada

Valtra Dakar Eco Team já está em Goiânia (GO) para fazer teste de avaliação antes do início da prova

A dois dias da largada para o Rally Internacional dos Sertões, que terá início no próximo dia 10, em Goiânia (GO), a equipe do experiente piloto Klever Kolberg enfrentou uma maratona considerável. A equipe Valtra Dakar Eco Team rodou um total de 1.186 quilômetros entre sua sede, em Curitiba (PR), e o local da largada - no parque montado ao lado do Flamboyant Shopping Center, um dos pontos de referência mais conhecidos da capital goiana. "Chegmos a Goiânia neste domingo (8)", disse o piloto. "A equipe saiu na sexta-feira (6) de Curitiba. Planejamos também realizar um teste para checagem dos sistemas do carro, para que eventuais problemas possam ser sanados antes do Super Prime", completa o piloto, referindo-se à prova a ser realizada em um circuito fechado montado na arena, ao lado do shopping, nesta terça-feira (10).

O equipamento da Valtra Dakar Eco Team saiu da sede da preparadora ProMacchina, na capital paranaense, embarcado em um caminhão especialmente adaptado para servir de apoio ao time ao longo do Rally dos Sertões. No compartimento de carga, além do ferramental específico utilizado pelos técnicos, está o Prótom - nome do protótipo, batizado pelo chefe de equipe Maurício Neves. "Estou bastante ansioso e ao mesmo tempo feliz. Vamos ter um carro totalmente novo e a expectativa é de uma grande estréia", declarou Klever, que chegou a Goiânia neste domingo para comemorar este oito de agosto ao lado de Ary, seu pai. "Foi emocionante estar com ele aqui neste Dia dos Pais, e espero fazer uma ótima corrida para completar essa comemoração no final do Sertões também".

O equipamento foi descarregado no parque fechado assim que a equipe chegou a Goiânia. "O carro já foi checado em Curitiba, mas mesmo assim fizemos também uma última avaliação aqui em Goiânia. Nos deslocamos até uma região rural, onde foi possível fazer essa avaliação em estradas de terra. E deu tudo certo", revelou.

Neste ano, o Rally Internacional dos Sertões vai cruzar seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - para totalizar 4.486 quilômetros de muita aventura, adrenalina e competição atravessando quatro das cinco regiões do país - Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já participou representando Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off - road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site do Valtra Dakar Eco Team http://www.parisdakar.com.br/

Siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br