sábado, 7 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Trton X10

Conheça a logística de uma equipe no Rally dos Sertões

X Rally Team conta com grande estrutura para disputar a competição pela 12ª vez seguida

Para participar do Rally Internacional dos Sertões, uma equipe precisa contar com uma grande estrutura, ainda mais quando o time está inscrito na categoria Protótipo T1 - a principal da categoria carros. Este é exatamente o caso da X Rally Team, que conta com dois carros e uma grande logística para percorrer os 4.486 quilômetros em dez dias de aventura pelo interior do Brasil.

Em 2010, a X Rally Team disputa a prova pelo 12º ano consecutivo e tem como melhor resultado o título por equipes em 2006, quando também venceram a categoria protótipos, além de quatro vice-campeonatos (2002/ 2004/ 2005 e 2008) na categoria. Para buscar mais uma boa classificação na 18ª edição da segunda prova fora de estrada mais difícil do mundo, atrás apenas do Rally Dakar, a equipe levará toneladas de peças de reposição, veículos de apoio, que contam com locais para descanso, cozinha, entre outros.

A lista de itens é bastante extensa, começando por um caminhão de apoio para transportar os dois carros da equipe (Mitsubishi L200 Triton), que serão conduzidos pelas duplas Cristian Baumgart, o Xis, e seu navegador Alberto Andreotti, conhecido como Beco; e Marcos Baumgart, e Kleber Cincea, o Klebinho.

"Desde o início da equipe sempre tivemos a preocupação de administrar essa logística, afinal não é só sentar no carro e acelerar. Temos no nosso caminhão um terceiro carro em peças", contou Beco Andreotti.

A equipe de apoio da X Rally Team é composta por 19 pessoas além dos quatro competidores, sendo: 13 mecânicos, três motoristas, dois cozinheiros e Gabriel Foltram, chefe de equipe. O time, que utiliza uma pista particular de 14 quilômetros para treinos em Jarinu, no interior de São Paulo, tem ainda na sua estrutura duas caminhonetes Mitsubishi para apoio rápido.

Cada equipe de apoio rápido é composta por um motorista e três mecânicos, que carregam todo equipamento necessário para socorrer algum dos carros em dificuldades. Este ano, o caminhão de apoio levará toda a aparelhagem para manutenção dos carros, além de um motor reserva completo, jogos de suspensão, peças para reposição para a carenagem e 40 jogos de pneus já montados.

"Estamos levando várias peças que temos certeza que iremos substituir ao longo da competição. Os jogos de pneus já levamos montados para não perder tempo", disse o chefe da equipe X Rally Team.

Não bastasse todos estes itens de reposição para os carro, a equipe leva ainda tendas que servem como "box" com direito a iluminação, banners e placas que são montadas e desmontadas a cada dia, conforme a caravana do rally vai caminhando.
X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br