quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Kolberg a 28 minutos do lider

Chances de vitória ficaram mais distantes para o Valtra Dakar Eco Team

Resultado desfavorável deixa Kolberg/França a 28 minutos do líder

A 18º edição do Rally Internacional dos Sertões entra em sua reta final com a chegada da caravana à Teresina (PI). Nesta quarta-feira foram mais 653 quilômetros de intensas disputas, das quais 183 km de trecho cronometrado e um longo deslocamento de 292 km até a capital piauiense.

Para a equipe Valtra Dakar Eco Team esta quarta-feira (18) teve resultado muito desfavorável, já que o piloto Klever Kolberg e o navegador Flavio França terminaram na 13ª posição da especial. Com o resultado, a dupla caiu para terceira posição no geral, a 28 minutos dos líderes Guilherme Spinelli/ Youseff Haddad, e a 6 minutos de Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler, que agora ocupa a segunda posição.

A especial entre Balsas (MA) e Teresina (PI) foi extremamente técnica, e ao mesmo tempo de lindas paisagens, com muitos trechos de navegação, onde foi necessária muita atenção. O protótipo Etanol (Próton) vinha muito bem, tendo passado entre os cinco primeiros colocados em duas das três parciais, até a aterrissagem de um salto.

"Vínhamos voando e tudo estava bem, inclusive estávamos à frente do Guiga (Spinelli). Porém, na recepção de um salto, caímos meio de lado e acho que batemos em alguma raiz", contou Klever. "O carro começou a vibrar muito e achávamos que era um pneu furado ou roda quebrada, e isso nos obrigou a diminuir sensivelmente o ritmo. Dez quilômetros depois achamos um lugar seguro e paramos para verificar, mas nada encontramos", relatou Klever.

O piloto gaúcho voltou então para estrada, mas a vibração aumentou ainda mais, deixando o carro quase inguiável, e novamente precisaram parar. Em busca do defeito, desta vez descobriram que o pneu perdia pressão, sem, contudo estar furado. Substituíram-no pelo estepe, mas o tempo perdido foi muito grande, decretando um resultado muito aquém do esperado.

Após o dia bastante desfavorável, Kolberg acredita que o sonho de vitória ficou mais distante, mas avalia o que espera nesta penúltima etapa, entre Teresina e Sobral, já no estado do Ceará. "Vamos para a última etapa longa da prova. O inimigo será o calor do sertão, pois não esperamos grandes dificuldades desta etapa. De qualquer modo, será necessário manter a concentração após oito dias de prova", finalizou.

Veja como será a quinta-feira (19/08) do Rally Internacional dos Sertões:
9º dia (19/08, quinta-feira) - Teresina (PI) - Sobral (CE)
DESLOCAMENTO INICIAL: 70,23 km
ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 244,96 km
DESLOCAMENTO FINAL: 137,67 km
Total - 452,86 km

Confira o resultado extra-oficial da especial Balsas (MA) - Teresina (PI):
1º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW X3) - 02h05min37s2
2º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton ) - 02h06min14s9
3º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa V2) 02h07min15s5
4º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi Evo Pron) 02h08min33s7
5º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi Triton SR) 02h09min32s1
6º) Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi - (Mitsubishi Pajero Full) - 02h12min32s3
7º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi L200 Evo) - 02h13min29s4
8º) Hugo Rodrigues/ Kaique Bentivoglio - (Mitsubishi L200 RS) - 02h19min44s3
9º) Alberto Castro/ Vinicius Castro - (Mitsubishi L200 RS) - 02h20min35s0
10º) Ralph Schaus/ Vincent Prignon - (Mitsubishi L200 RS) - 02h20min55s0
13º) Klever Kolberg/ Flavio Marinho de França - (Mitsubishi Proton) 02h21min15s2

Confira o resultado extra-oficial do acumulado carros:
1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi Triton SR) 20h35min07s9
2º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi Evo Pron) 20h58min26s1
3º) Klever Kolberg/ Flavio Marinho de França - (Mitsubishi Proton) 21h04min25s6
4º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW X3) - 21h30min15s1
5º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton ) - 21h42min38s8
6º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa V2) 21h54min30s1
7º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi L200 RS) 22h16min29s4
8º) Alberto Castro/ Vinicius Castro - (Mitsubishi L200 RS) - 23h17min52s6
9º) Richard Vaders/ José Spacassassi - (Sherpa V2) - 23h18min32s3
10º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi L200 Evo) - 023h29min37s9


Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site da equipe: www.parisdakar.com.br

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br