quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Quadris e Motos no Super Prime

Quadris e motos abrem o Super Prime e agitam público em Goiânia (GO)

Robert Naji Nahas (Protótipo), nos quadris, e Felipe Zanol (Honda 450), nas motos, foram os mais rápidos de suas respectivas categorias no prólogo

A máxima do automobilismo de pista de que "nunca se ganha uma corrida na primeira curva, mas pode-se perdê-la", também vale para as provas off road, ainda mais em uma prova tão longa e difícil como o Rally Internacional dos Sertões. Nesta terça-feira (10), foi realizado o super prime para decidir a ordem de largada dos competidores na primeira etapa. Ao longo do dia, cerca de 30 mil pessoas passaram pela área do Flamboyant Shopping Center para apreciar as máquinas e pilotos que, a partir desta quarta-feira, percorrerão 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE).

O público goiano foi um verdadeiro show à parte. Os cerca de 15 mil lugares das arquibancadas ficaram lotados para acompanhar o super prime, que teve início com os quadriciclos por volta das 20h. Logo na sequência foi a vez das motos. O campeão das duas rodas em 2001, Thiago Fantozzi (KTM 450) enalteceu a vibração da torcida.

"O maior diferencial do prólogo é a energia do público. Dentro da pista você consegue sentir esta vibração! Isto é do caramba! A Dunas (Race, organizadora do Rally dos Sertões) está de parabéns. O clima que foi criado pela empresa ao fazer o super prime aqui em Goiânia pela nona vez é realmente muito legal. A cidade abraçou o rally", elogiou o paulista.

O mais rápido entre os pilotos em duas rodas foi Felipe Zanol (Honda 450), que cravou a marca de 1min27s10 no trajeto de 1.200 metros. "É minha primeira participação em um rali. Estou acostumado a fazer provas de enduro. A pista do prólogo se encaixou bem ao meu estilo de pilotagem e consegui fazer uma boa prova. Vou focar na navegação, para não me perder neste primeiro dia de rali e manter um bom ritmo", analisou o competidor.

No prólogo dos quadriciclos o mais rápido foi o bicampeão da categoria, Robert Naji Nahas (protótipo), com o tempo de 1min31s20. Com isso, o piloto garante a honra de ser o primeiro a partir para Caldas Novas (GO), na abertura das dez etapas da 18ª edição da segunda prova fora de estrada mais difícil do mundo, atrás apenas do lendário Rally Dakar.

Campeão da categoria em 2007 e vice na última edição, Carlo Collet (BRP 800) sabe que um rali longo como o Sertões não se ganha no prólogo. "Claro que faz bem para o ego, mas um rali como o Sertões só começa a se decidir depois da quinta etapa. A prova tem muitos dias e você precisa administrar o equipamento, o físico e a mente, principalmente, na etapa maratona. Mesmo chegar à etapa maratona 30 minutos atrás do líder não quer dizer nada, pois tudo pode mudar. Acho que fiz uma boa prova aqui em Goiânia. Meu equipamento não é ideal para este tipo de circuito, por ser muito travado", analisou.

A 18ª edição do Rally dos Sertões começou nesta terça-feira (10), com a realização do super prime na arena montada ao lado do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia (GO), e percorrerá 4.486 quilômetros até o Beach Park, em Fortaleza (CE), dia 20 de agosto. O trajeto deste ano será 95% inédito e contará com 52,7% de especiais, um recorde na história da prova.

Confira o resultado extra-oficial do super prime da Categoria Motos
1- Felipe Zanol (Honda 450) - 1min 27s10
2- Zé Hélio (BMW 450) - 1min28s20
3- Ike Klaumann (Honda 450) - 1min29s10

Confira o resultado extra-oficial do super prime da Categoria Quadris
1- Robert Naji Nahas (Protótipo) - 1m31s20
2- Tom Rosa(Yamaha 450) - 1min31s20
3- Francinei Souza Costa (Yamaha 700) - 1min32s70

Veja como será a quarta-feira (11/08) do Rally Internacional dos Sertões:
1º etapa - Goiânia (GO) - Caldas Novas (GO)
Deslocamento Inicial: 34 km
Trecho Especial: 133 km
Deslocamento Final: 36 km
Total: 203 km

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: http://www.sertoes.com/

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br