sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Guiga e Youssef Campeões

GUIGA E YOUSSEF SÃO CAMPEÕES DO RALLY DO SERTÕES NOS CARROS


Spinelli é o primeiro tricampeão da competição na categoria e Mitsubishi L200 Triton SR é o primeiro veículo a vencer com etanol


Foram precisos 4.281km para o piloto Guilherme Spinelli entrar para a história da competição como o primeiro competidor a conquistar o tricampeonato nos carros. Ao lado do navegador Youssef Haddad, Guiga levantou o troféu com o tempo acumulado de 25h39min39s. A dupla da Old Boys conquistou a quinta posição nos 107km de trecho cronometrado entre as cidades cearenses de Sobral e Fortaleza, em 1h19min59s. A Mitsubishi L200 Triton SR também entrou para a história da competição como o primeiro veículo movido a etanol a ser campeão da maior competição off road do mundo.

A primeira participação de Guiga Spinelli no Sertões foi em 1999 com a conquista do título na categoria diesel e a quinta colocação na geral. Depois foram dois vice-campeonatos (2000 e 2001) e dois títulos consecutivos (2003 e 2004) no mais importante rali off-road do país. Após dois anos afastados, Guiga retornou este ano ao Sertões, conquistando o inédito tricampeonato. O bicampeão brasileiro de Rally Cross Crountry Youssef Haddad participou oito vezes da segunda maior aventura fora de estrada do planeta: quatro vezes como engenheiro e quatro como navegador. Em 2003 e 2004 foi campeão como engenheiro do carro de Spinelli, em 2007 foi vice também como engenheiro e no ano passado foi o melhor brasileiro nos carros, dessa vez como navegador, conquistando a terceira colocação na geral e ganhando a categoria Protótipos. Em 2010, Youssef assegurou o seu primeiro título na geral dos carros.

"Foi muito prazeroso voltar a correr no Sertões. Superamos todas as nossas expectativas, o conjunto foi perfeito. Youssef sempre foi nosso engenheiro, mas como navegador fez um trabalho fantástico e superou qualquer expectativa que eu poderia ter. O desenvolvimento da Triton SR foi maravilhoso, não cometemos nenhum erro e para fechar o pacote, primeiro tricampeonato da categoria", festejou Spinelli.


"Foram os 100km mais longos da minha vida. Essa vitória é do carro e de toda a equipe, tivemos pouquíssimo tempo para treinar e o trabalho que foi feito na Triton SR foi maravilhoso. Tivemos alguns problemas nos dois primeiros dias, mas não nos abatemos. Acreditamos o tempo todo no potencial da Triton SR e o resultado veio para coroar esse trabalho fantástico. Agora é só comemorar", festejou Haddad.

A Mitsubishi L200 Triton SR estreou em grande estilo nos ralis. No primeiro desafio off-road, o veículo foi o mais rápido do segundo maior rali do mundo. Leandro de Almeida, chefe da equipe Old Boys e responsável pelo projeto e pela fabricação da L200 Triton SR, veículo com o qual Spinelli/Haddad ganhou o Sertões comemorou o sucesso do projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano.

"O resultado foi o melhor possível. E logo na estreia da Triton SR em ralis, ela já entrou para a história como o primeiro carro a ganhar com etanol. Já temos uma listinha de alguns acertos para ele ficar melhor ainda para as próximas competições", explicou Leandro.

A última etapa foi a mais rápida do Sertões 2010. Estradas com ótimo piso proporcionaram altas velocidades. A etapa passou por algumas cidades e vilas cearenses ficando mais travada do meio para o final, além de estradas de cascalho, e areia. O deslocamento final passou por algumas dunas, com trajeto da praia de Cumbuco antes da chegada ao Beach Park.

Guilherme Spinelli e Youssef Hadad foram recebidos na linha de chegada no Beach Park Resort pela esposa do Youssef, Maria Gabriela, e pelaa família Spinelli; a esposa Renata, o filho Gabriel e a mãe Mayra aguardarão o piloto em Fortaleza.

Amanhã (21/08) os grandes vencedores do Sertões receberão a taça de campeão, às 19h. O pódio será montado no Beach Park Resort às 19h.


Ficha Técnica TRITON SR
Fabricante: OLD BOYS
Modelo: L200 Triton SR
Motor: 6 cilindros em V, 24 válvulas, 3500 cilindradas, SOHC
Potência: 247 HP/5200 rpm
Torque: 41 kgf.m/4200 rpm
Tanque: 380 L
Peso bruto: 1.800kg
Comprimento: 4.550mm
Largura: 1.925mm
Altura: 1.750mm
Rodas: 7" X 16"

Tração 4X4
Suspensão dianteira: braços triangulares / amortecedores Ohlins ( 2 por roda )
Suspensão traseira: braço triangular superior + barras tensoras inferiores / amortecedores Ohlins ( 2 por roda )
Caixa de Câmbio: Sadev, 6 velocidades, sequencial, seleção mecânica
Freios: dianteiro e traseiro, discos ventilados com pinças AP Racing
Carroceria: Fibra de carbono e aramida

RESULTADO DO RALLY SERTÕES 2010 - CARROS

1o) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - Mitsubishi Triton SR - 25h39m39s
2o) Klever Kolberg / Flávio Marinho - 25h54m58s
3o) RIiamburgo Ximenes 'Stanger Wellerson Eler- 26h20m21s


Foto:Theo Ribeiro

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br