quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Kffuri e Czech treinaram em pista do interior paulista em preparação para a disputa que promete levantar poeira no serão brasileiro


Visando os últimos preparativos para a estreia da Alternativa 4x4 Racing no Rally dos Sertões 2010, a equipe esteve em Taubaté entre os dias 24 e 25 de julho, onde realizou os últimos treinos antes da largada oficial do rali, no próximo dia 10 de agosto. Para o piloto Marcos Kffuri e o navegador Rodrigo Czech foi mais uma oportunidade de checar todos os equipamentos e realizar os últimos acertos antes da competição que irá reunir as maiores feras do off-road nacional.

Segundo Kffuri, a equipe estava disposta a testar o carro, como se fosse uma prova oficial de rali. "Devido a diversos ajustes que foram realizados para o Rally dos Sertões, como: cortina anti-chama, tanque extra, embreagem, freios, suspensão... o primeiro dia de treino foi realizado para verificar os problemas que poderiam ocorrer, e saná-los no decorrer do dia, assim testamos tudo que foi possível, com o resultado satisfatório, e com todos os problemas resolvidos", declarou o piloto que ao lado de Czech percorreu 190 quilômetros apenas no dia 24.

Para a segunda bateria, realizada no dia 25, o objetivo da dupla era chegar no limite de combustível do carro, um Mitsubishi Pajero TR4. "Rodamos ininterruptamente por mais de duas horas, e cerca de 130 quilômetros rodados. Porém, acreditávamos que o combustível estava acabando, pois não abastecemos para o segundo treino, mas uma das bombas de combustível auxiliar havia falhado, e deixou 40 litros de etanol no tanque reserva", explicou Kffuri.

Após os treinos, ficou constatado que o veículo tem uma autonomia de até 500 quilômetros. "Acho que está de bom tamanho, uma vez que é muito difícil manter um ritmo forte nas especiais muito longas, a suspensão não deu problema, e testamos também as pastilhas de freio especiais para competição, que também corresponderam muito bem", disse.

Apesar da pista em Taubaté não possuir o mesmo tipo de piso que as equipes irão encontrar durante a maratona de 10 dias do Rally dos Sertões, a Alternativa 4x4 buscou meios de deixar o treino próximo da realidade. "No segundo dia montamos um circuito de 18 km com saltos, buracos e muitas curvas, um percurso travado, onde faltaram retas para buscar velocidades maiores. O balanço final foi altamente positivo, estamos otimistas com relação ao carro, que correspondeu nossas expectativas. Sabemos das limitações do equipamento para este tipo de prova, o que vai ser difícil descobrir é qual o ritmo suportaremos, para conseguir chegar até o final, em Fortaleza", completou.

Antes da largada oficial em Goiânia, a equipe irá realizar os últimos ajustes, e está em contagem regressiva para começar a acelerar forte.O Rally dos Sertões 2010 acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Irá percorrer seis Estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, totalizando 4.437 quilômetros, sendo 56% (o equivalente a 2.486 quilômetros) em trechos cronometrados.

Patrocínio: Alternativa 4x4 Autopeças

Texto: SIG Comunicação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br