domingo, 22 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos sertões 2010 Kolberg brigou até o fim

Valtra Dakar Eco Team termina o Sertões em alta

"Mesmo com um carro totalmente novo, brigamos até o fim pela vitória", comemorou Kolberg

A equipe Valtra Dakar Eco Team foi um dos grandes destaques nesta 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões. O carro pilotado pelo gaúcho Klever Kolberg e navegado pelo potiguar Flavio Marinho França terminou a competição com o título da categoria Pro Etanol e com o vice-campeonato na classificação geral entre os carros.

A utilização do combustível verde e renovável deu continuidade ao projeto iniciado por Klever no ano passado, que culminou com a disputa do Rally Dakar 2010, em janeiro. Para esta edição do Sertões, o Valtra Dakar Eco Team optou por um protótipo Mitusubishi L200, com motor de seis cilindros em V (V6), flexível em combustível, mas que funcionou unicamente com etanol. Batizado de Próton, o carro ficou pronto às vésperas da prova e não houve tempo para os testes necessários para um projeto inteiramente novo. O Próton foi preparado pela Promacchina, oficina especializada em projetos para rali, comandada pelo piloto Maurício Neves, campeão do Sertões em 2007.

Já no shakedown o carro se mostrou muito eficiente e mais fácil de conduzir do que o modelo Sport utilizado no Dakar, devido ao menor peso. No Super Prime, em Goiânia, etapa que abriu o Sertões oficialmente, a dupla já mostrou que teria grandes chances na prova.

"O Klever foi até comedido e modesto em suas aspirações para este carro novo, ao declarar que se terminássemos entre os dez primeiros já seria um grande resultado. Depois do primeiro dia percebi que a gente teria condições de brigar por um lugar no pódio, bastava não enfrentar nenhum problema mais sério", disse Flávio França. "Quando o Klever parou de correr, em 2006, ele não estava tão forte quanto agora. Devo dizer que fiquei muito impressionado com a velocidade dele neste rali, e também agradecer por agora ele estar na minha equipe, e não mais como um adversário no caminho", completou o chefe de equipe Maurício Neves.

Nos dias seguintes, a dupla foi evoluindo rapidamente na classificação geral e mostrando que seria mesmo uma séria candidata à vitória. O carro do Valtra Dakar Eco Team liderou a classificação geral dos carros em dois dos dez dias de competição. Entretanto, pequenos problemas com os pneus e com o suporte das bobinas do motor, que se soltou, atrapalharam os planos de Kolberg e França ao longo da prova, tirando as chances de conquistarem o título entre os carros.

Contudo, a experiência de Klever ao volante e a navegação precisa de Flávio foram suficientes para lhes garantir a vitória na nona especial - entre Teresina (PI) e Sobral (CE) -, o vice-campeonato na categoria Carros e o título na Pro Etanol. Um detalhe decisivo para essas conquistas foi o fato terem sido os únicos competidores, entre os sete primeiros na classificação geral, que não receberam punição durante a prova.

"Analisando todo o percurso, fica fácil perceber que as etapas mais difíceis e decisivas da competição aconteceram durante a travessia do Jalapão, no Tocantins. A sexta etapa, entre Palmas (TO) e São Felix (TO), e a sétima etapa, entre São Felix (TO) e Balsas (MA), além de longas, com muita areia, trilhas e navegação, também formam a etapa Maratona, nos forçando a percorrer 960 km sem apoio mecânico", relatou Klever. "Durante o Sertões, algumas vezes, fui dormir depois das três horas da madrugada, de tanto ficar estudando a planilha, repassando. Estou muito feliz com o resultado", comentou o navegador Flávio.

"Devo dizer que esta edição do Sertões superou todas as minhas expectativas, assim como o carro que tivemos. Eu gostaria de agradecer a ProMacchina e ao Maurício Neves, que foi um chefe de equipe fantástico, por ter preparado esse equipamento fantástico, gostoso de guiar e muito rápido. O time todo fez um trabalho sensacional e foi uma honra pilotar este carro por esta equipe. No final desta edição do Sertões, todos queriam ver nosso carro de perto, e o interesse em poder contar com uma unidade igual para o ano que vem é grande por parte de diversos pilotos", finalizou Klever.


Confira o acumulado geral dos carros - extra-oficial:
1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi) 25h39min39s0
2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França - (Mitsubishi) 25h54min58s2
3º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 26h20min21s6
4º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - (Mitsubishi) 26h50min27s9
5º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) 26h57min44s6
6º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi) 27h53min34s0
7º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi) 28h05min07s9
8º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi L200 EVO) 28h12min05s6
9º) Richard Vanders/ José Spacassassi - (Sherpa V2) 28h38min32s1
10º) Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi - (Mitsubishi Pajero Full) 29h02min52s0

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

Acesse o site da equipe: www.parisdakar.com.br

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter:
www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br