quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Kolber com problemas mantém a vice-liderança

Apesar dos problemas, Kolberg/França mantém a vice-liderança

Suporte da bobina e pneu foram os grandes inimigos na etapa desta terça-feira (17)

Ao deixarem o Estado do Tocantins rumo ao Maranhão, no segundo dia da etapa Maratona, que começou no deslocamento entre Palmas (TO) e São Félix do Tocantins (TO), o 18º Rally Internacional dos Sertões sofreu uma alteração na especial desta terça-feira. Devido às más condições na estrada e à impossibilidade de se percorrer um caminho alternativo, que acarretaria em um acréscimo de 300 quilômetros, o trecho cronometrado foi encurtado de 485 para 222 km, para segurança dos competidores. A equipe Valtra Dakar Eco Team teve um dia complicado, com dois problemas no carro que lhes atrasaram durante a disputa da sétima etapa. Quando tentavam recuperar o tempo perdido, a organização encerrou a especial. Com isso, a dupla Klever Kolberg e Flavio França acabou na 11ª colocação na especial e agora ocupa o segundo lugar no acumulado de tempos.

O forte calor do cerrado e o piso de areia dificultaram a prova para pilotos e navegadores. A região do Jalapão, em Tocantins, mais uma vez castigou a todos, já que os competidores ainda tiveram de percorrer toda distância até Balsas (MA). Foram quase oito horas dentro dos veículos.

"Foi nossa pior etapa. Largamos bem, mas no quilômetro 40 o suporte das bobinas quebrou. Com isso, elas ficaram penduradas pelos cabos, causando mau contato e uma perda de potência considerável", relatou Kolberg.

A solução foi improvisar o conserto com uma cinta de nylon para tentar voltar para a competição. Porém, mais adiante a dupla teve um pneu furado e, novamente, a perda de tempo para substituí-lo foi grande.

"Saímos de novo em busca do tempo perdido e próximo do quilômetro 220 nos deparamos com a organização sinalizando o fim da especial. Foi uma pena porque acredito que teríamos chances de melhorar a posição. Agora, estamos em segundo no geral, mas mais próximos do terceiro colocado do que do líder", avaliou o piloto do Valtra Dakar Eco Team.

A organização comunicou que após três levantamentos previamente realizados, além da conferência de roteiro, a especial apresentada aos competidores, entre São Félix do Tocantins (TO) e Balsas (MA), apresentava 485 quilômetros. Entretanto, por conta das condições ruins apresentadas na estrada, uma das quatro equipes de apoio do Rally dos Sertões, composta por seis carros e 26 pessoas, não conseguiu contornar uma das serras do percurso. Para um caminho alternativo, seria necessário percorrer 300 km a mais e o tempo não seria suficiente para realizar a cobertura do trecho. Prezando pela segurança dos competidores, a organização da prova optou por encurtar a especial, que foi encerrada no quilômetro 222.

A dupla Kolberg/França,, que compete com um Protótipo Etanol, batizado de Próton, sabe que a partir de agora terá de andar muito rápido e contar com a sorte para tentar uma vitória na prova. O antepenúltimo dia de rali será a entrada do Sertões no Estado do Piauí, deixando para trás o Maranhão. Os competidores irão para mais uma etapa bastante longa, com extensão total de 653 km, sendo 183 deles cronometrados.


"As grandes dificuldades já ficaram para trás. Nesta parte final do Sertões o piso volta a ficar mais duro, com cascalho, mas sem quebradeira. O dia é longo e teremos o mais extenso deslocamento de toda a prova. O calor irá fazer com que a etapa seja desgastante para competidores e equipes de apoio. Segundo a organização, a especial começa com trechos de pedras e trilhas estreitas. Depois, se torna um pouco mais larga e rápida, com algumas travessias de rios e pontes, até voltar para o trecho de serra. Vamos atravessar duas regiões montanhosas. O deslocamento final terá uma refrescante travessia de balsa", finalizou Klever.

8º dia (18/08 quarta-feira) - Balsas (MA) - Teresina (PI)
DESLOCAMENTO INICIAL: 178,00 km
ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 183,00 km
DESLOCAMENTO FINAL: 292,00 km
Total - 653,00 km

Confira o resultado extra-oficial da especial São Felix do Tocantins (TO) - Balsas (MA):

1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi Triton SR) 02h13min08s0
2º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton ) - 02h13min10s0
3º) Marlon Koerich/ Deco Muniz (Sherpa V2) - 02h13min50s0
4º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa V2) 02h13min58s0
5º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW X3) - 02h14min20s0
6º)Marcos Baumgart/Kleber Cincea - (Mitsubishi L200 Triton) 02h18min10s0
7º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi Evo Pron) 02h20min37s0
8º) Paulo Bertolini/ Anderson Bertolini - (Mitsubishi L200 RS) 02h21min16s0
9º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi L200 RS) 02h24min53s0
10º) Hugo Rodrigues/ Kaique Bentivoglio - (Mitsubishi L200 RS) 02h31min14s0
11º) Klever Kolberg/ Flavio Marinho de França - (Mitsubishi Proton) 02h32min18s0

Confira o acumulado geral dos carros - extra-oficial:
1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi) 18h26min05s8
2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França - (Mitsubishi) 18h43min12s4
3º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi) 18h49min52s4
4º)Marcos Baumgart/Kleber Cincea - (Mitsubishi) 18h54min48s7
5º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi) 19h14min40s7
6º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 19h24min37s9
7º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - (Mitsubishi) 19h36min23s9
8º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) 19h47min14s6
9º) Sven Fischer/ João Luiz Stal - (Mitsubishi) 20h37min27s1
10º) Paulo Bertolini/ Anderson Bertolini - (Mitsubishi L200 RS) 20h48min43s8

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site da equipe: www.parisdakar.com.br

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br