domingo, 22 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - X Rally Team pensando em 2011

Sertões 2011 começa já para o X Rally Team

Cristian e Beco terminam na quarta colocação no geral e se destacam como a melhor dupla em circuitos fechados do Sertões; Marcos e Kleber primaram pela regularidade até a sétima etapa

O 18º Rally Internacional dos Sertões mal terminou, mas para o X Rally Team já é hora de começar a pensar na prova de 2011. Os bons resultados obtidos este ano animam os competidores da equipe, patrocinada por Vedacit e Mitsubishi, e apoiada por Usiminas Automotiva e BFGoodrich, a focar em um bom planejamento, visando a briga pelo campeonato na categoria geral de carros. A maior aventura brasileira sobre rodas terminou nesta sexta-feira (20), em Fortaleza (CE).

Mesmo com um carro recém-desenvolvido, a equipe conquistou resultados expressivos no Sertões. O piloto Cristian Baumgart e o navegador Beco Andreotti - que completaram nesta edição 10 anos de parceria, uma das mais antigas do off road brasileiro - terminaram na quarta colocação no geral dos carros e com o vice-campeonato na categoria Protótipos T1. Uma outra marca importante: a dupla do veículo 311 foi a mais veloz e venceu os dois prólogos da competição, realizados nas cidades de Goiânia (GO), na abertura, e em Palmas (TO), após a quinta etapa. As provas, chamadas de Super Prime, são disputadas em circuito fechados e são o momento de maior interação dos competidores com o público nas cidades percorridas pelo rali.

Problemas foram poucos e ocorreram logo na fase inicial do Sertões. O principal deles aconteceu na primeira etapa, com a quebra do diferencial dianteiro. Dali para frente, o desempenho da Mitsubishi L200 Triton só melhorou. Prova disso é a vitória no sexto dia, durante a temida etapa Maratona, no trecho que ligou Palmas (TO) a São Felix (TO), no deserto do Jalapão, além de dois vices, na sétima e oitava etapas. "Infelizmente tomamos três penalizações, que acrescentaram 50 minutos ao nosso tempo final", lamentou o piloto.

Já a dupla formada pelo piloto Marcos Baumgart e pelo navegador Kleber Cincea também teve um desempenho destacado na segunda maior prova do off road mundial, especialmente até a sétima etapa, quando ainda estavam na quarta colocação no acumulado de tempos. Um problema na bandeja direita (uma das peças da suspensão do carro) atrapalhou a trajetória da dupla na competição.

No final, eles ficaram com a 11ª colocação no geral, sétimo na Protótipos T1. E o balanço é extremamente positivo. "Estávamos tentando fazer uma prova ‘limpa’, sem problemas, e conseguimos isso até quase a fase final. Não trocamos um pneu sequer durante as etapas. Fiquei triste quando tivemos o problema na bandeja, mas felizmente conseguimos resolvê-lo e chegamos até o final. O Sertões é a prova da superação ", disse Marcos, piloto do carro 312.

O tranco da 18ª edição foi pesado. Os carros da X Rally Team venceram os 4.486 quilômetros, percorridos entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), durante dez dias. Esta edição, de acordo com os competidores, destacou-se pela alta velocidade. "Nunca houve uma edição tão rápida. Os pilotos estavam extremamente bem preparados e agressivos. Prova disso é a alternância dos líderes. O nível foi muito alto", afirmou Cristian. "Esse foi o Sertões mais completo nos últimos anos. Antigamente as provas eram bem específicas, e esse ano houve muita variação de piso dentro de uma mesma etapa", disse Kleber.

Agora, afirmam os competidores da X Rally Team, é focar no planejamento para o ano que vem. A primeira grande certeza é que o desempenho das duas picapes Mitsubishi L200 Triton, que utilizaram motores Mitsubishi Lancer Evolution X, ficaram acima da expectativa e a equipe já tem uma boa base para o próximo ano. O grande salto que se espera no carro para o próximo ano é o aprimoramento do sistema de suspensão. "Esse ano o carro praticamente saiu da oficina direto para o Sertões. Tivemos pouco tempo para testar. Inovamos com um conceito de carro que ainda, acreditamos, será o modelo a ser batido mais para a frente", afirmou Marcos Baumgart.

Sem descanso
As duplas não terão muito tempo para recuperar as energias. A equipe X Rally Team participa da quarta etapa da Mitsubishi Cup, no próximo sábado (28), em Poços de Caldas (MG). Cristian e Beco lideram a competição na categoria L200 Triton, com 88 pontos. Marcos e Kleber estão na terceira posição da mesma categoria, com 71. "O bom é que chegaremos bem treinados", ironizou Beco.

X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br