domingo, 1 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Mitsubishi CUP NE 2010

Prova técnica em pista de piso arenoso exige muita habilidade de pilotos e navegadores


O rali é de velocidade, mas ganhou quem usou a estratégia para correr as três provas da primeira etapa da 5ª temporada do Mitsubishi Cup Nordeste, que fez sua estreia em Salvador, neste sábado (31/07).

O campeonato, que tem uma das maiores premiações do automobilismo nacional, começou com novidades, já que este ano foi criada uma outra categoria para que novas duplas sintam o gostinho da adrenalina em pistas velozes e de alto nível: a Pajero TR4R Light. As outras duas categorias disputadas continuam sendo a L200 RS e Pajero TR4R.Montada na Fazenda Estiva, a pista teve como principal característica o piso arenoso, que, devido à chuva que caiu durante a semana, ficou ainda mais difícil e técnica para os competidores que percorreram os 32 quilômetros de extensão.

"Esta prova foi muito técnica, com trechos longos e estreitos, exigindo muita atenção e cuidado tanto de pilotos quanto de navegadores. O segredo de quem conquistou pontos nesta etapa foi errar o mínimo possível", comentou Detlef Altwig, responsável pelo evento.

Para quem seguiu os conselhos dos organizadores da prova, o resultado foi o pódio. A dupla campeã da nova categoria, a Pajero TR4R Light, Bartolomeu de Carvalho Nunes e Wellington Rezende Junior, o grande segredo do resultado positivo foi usar a cabeça. "Essa é uma prova de velocidade, mas devido ao alto nível técnico da pista optamos por fazer uma prova mais conservadora, onde a estratégia foi o segredo deste pódio que conquistamos", disse orgulhoso o piloto Bartolomeu, que pela primeira vez correu ao lado de Wellington e antes disputava provas do Mitsubishi Motors, rali de regularidade da marca. Na sequência vieram os cearenses Raimundo Sobreira e Luiz Tavora Sobreira, que conquistaram 36 pontos, quatro a menos que os primeiros colocados.

A estratégia usada pelos novatos da TR4R Light foi o mesmo ingrediente que garantiu à dupla de veteranos Lavoisier Monteiro Leitão Jr. e Solon Mendes o primeiro lugar na categoria TR4R. "Tenho mais de 25 anos de esportes dedicados ao off-road. Ser 4x4 faz parte da minha vida, por isso, aprendi que certas vezes é preciso usar a cabeça e ir com cautela, mesmo em uma prova de velocidade como esta", explicou o navegador Solon, que correrá em casa na etapa de Fortaleza. O segundo lugar da categoria ficou mais uma vez com uma dupla cearense: Paulo Cesar Gondim e Antonio Chagas Junior.

Outra dupla que preferiu primeiro reconhecer o terreno na primeira volta e deixar para arriscar na última prova, garantindo assim o primeiro lugar, desta vez na categoria L200 R, foi a dupla campeã da temporada de 2009: Gustavo Rodrigues Xavier, piloto; e José Luiz Coutinho de Freitas, navegador, ambos de Maceió (AL).

"O nosso entrosamento é muito bom, pois corremos juntos há quatro anos, mas, apesar de nos conhecermos bem e de treinarmos sempre que possível, em uma prova de alto nível técnico como esta, em que a pista não permitia erros, escolhemos a opção mais segura: reconhecer o terreno e arriscar depois. A tendência é que a temporada este ano seja muito competitiva", avaliou o piloto alagoano. Atrás deles com apenas um ponto de diferença ficaram Regis Braga Maia, piloto que correu em casa, e Rogério Almeida, navegador cearense.

Premiação - Tradicionalmente, a Mitsubishi Cup distribui, por etapa, troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria. Além disso, no final do ano as duplas campeãs das categorias L200 RS e Pajero TR4R dividem prêmio de R$ 66.000,00 em dinheiro.

Calendário - As próximas etapas da temporada 2010 da Mitsubishi Cup Nordeste acontecerão em Fortaleza/CE (11/09) e João Pessoa/PB (16/10), encerrando o ano em Natal /RN (13/11), onde ocorre a grande final da competição.A Mitsubishi Cup Nordeste tem patrocínio Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Mira Transportes, Daslu Homem, Magneti Marelli, Transzero e Artfix.

Classificação da 1ª Etapa e Geral

Categoria Pajero TR4R Light

1º Bartolomeu de Carvalho Nunes e Wellington Rezende Jr. (Recife / PE e Natal / RN) - 40 pontos

2º Raimundo Tadeu Sobreira e Luiz Tavora Sobreira (Recife / PE e Fortaleza / CE) - 36 pontos

3º Marcio Lara Medrado e Carlos Luiz Rodrigues Moura (Feira de Santana / BA) - 35 pontos

4º Nadimir Kayser de Oliveira e Filipe Bianchini de Oliveira (Brasília / DF) - 30 pontos

5º Fernando Augusto de Melo Falcão e Paulo Henrique Alcântara Gonçalves (Fortaleza / CE) - 11 pontos


Categoria Pajero TR4R

1º Lavoisier Monteiro Leitão Jr. e Solon Mendes (Maceió / AL e Fortaleza / CE) - 43 pontos

2º Paulo Cesar Gondim e Antonio Chagas Jr. (Fortaleza / CE) - 38 pontos

3º Luiz Antonio de Borba Neto e Jose Bergson Torres Melo (Maceió / AL) - 33 pontos

4º Yuri Alexander de Oliveira Afonso e Rogério Medeiros Silva (Natal e Parnamirim / RN) - 32 pontos

5º Marcelo de Oliveira Fiuza Chaves e Luciano Bezerra Wanderley (Recife / PE e João Pessoa / PB) - 32 pontos


Categoria L200 RS

1º Gustavo Rodrigues Xavier e José Luiz de Freitas (Maceio / AL) - 43 pontos

2º Regis Braga Maia e Rogério Almeida (Lauro de Freitas / BA e Fortaleza / CE) - 42 pontos

3º Alberto Souza Castro e Vinicius Ribeiro Castro (Lauro de Freitas / BA) - 40 pontos

4º Armando Bispo e Robledo Nicoletti (Fortaleza / CE) - 37 pontos

5º Celio DI Pace e Arthur Vitorino DI Pace (João Pessoa / PB) - 31 pontos


Texto:Imprensa Mitsubishi Motors
Foto:Haroldo Nogueira

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br