segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mundo Off Road... IRC

Correndo pela primeira vez no principal rali do Leste Europeu, piloto baiano foi surpreendido pelas peculiaridades do traçado.

A nona etapa do Intercontinental Rally Challenge 2010, o Barum Czech Rally Zlín, disputada neste final de semana (27 a 29/8) na República Checa, em piso de asfalto, foi apenas a quinta experiência do piloto brasileiro Daniel Oliveira (GDK/LMP/GDK Angola/LEFT São Paulo/INDEX) ao volante de um carro com pneus slick (sem sulcos). Mas talvez tenha sido a que mais ensinou ao brasileiro sobre as "armadilhas" que uma prova com essas características pode esconder.

Para a primeira parte das especiais de sábado (28/8), disputada pela manhã, Oliveira optou calçar o Peugeot 207, inscrito na categoria S2000, com os pneus para pista seca (slick), acreditando que a trégua dada pela chuva duraria até a primeira parada no posto de apoio, no intervalo para segunda metade do dia. Ao lado do navegador espanhol Carlos Del Barrio, o brasileiro largou da 25ª posição entre os 75 carros de várias categorias e nacionalidades inscritos na prova, e impôs um ritmo forte. Porém, em uma curva a 200 metros do final da quarta especial do rali, trecho onde o asfalto ainda estava bastante molhado, o carro de Oliveira deslizou para fora da pista, de encontro a uma pedra que destruiu parte da suspensão dianteira, obrigando-o a deixar a prova temporariamente.

Com o carro totalmente recuperado pela equipe Stohl Racing para o terceiro dia de rali, neste domingo, Oliveira teve de largar das últimas posições para o primeiro trecho cronometrado, em função do abandono de sábado. Confiante em recuperar várias posições antes da parada no posto de apoio no final da manhã, o brasileiro vinha novamente fazendo uma grande exibição e já ocupava a 26ª colocação ao final da terceira etapa cronometrada do dia.

Perto de completar a 13ª das 17 especiais previstas para a prova, Daniel se deparou com o barro acumulado sobre uma das curvas fechadas do percurso. Para evitar uma possível derrapagem para fora da pista, como no dia anterior, o piloto trouxe o carro totalmente para o lado de dentro da curva, colocando duas rodas para fora do asfalto. Contudo, ao passar sobre um obstáculo de concreto escondido pela vegetação, Oliveira teve a roda e novamente parte da suspensão dianteira do Peugeot 207 S2000 destruídas pelo impacto, obrigando-o a abandonar a prova, agora definitivamente.

"Foi um fim de semana difícil. Hoje (domingo) larguei muito lá atrás, a pista estava muito suja, cheia de barro, o que provocou muitos acidentes. Mesmo assim eu vinha tranqüilo, até que nessa curva, que era até muito fácil de ser feita, fui tentar ‘cortar’ com duas rodas por fora do asfalto e acabei batendo em uma pequena mureta de concreto, escondida pelo mato", relatou o piloto nascido em Salvador.

O vencedor do Barum Czech Rally Zlín 2010 foi o belga Loix Freddy, a bordo de um Skoda Fabia S2000. A próxima etapa do IRC acontece nos dias 23 a 25 de setembro, com o Rally de Sanremo, na Itália.

Texto/Foto:ReUnion Press

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br