segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Transcatarina 2010

Fraiburgo comemorou mais uma vez sediar a largada do Transcatarina

Setores econômicos e sociais da cidade da maçã avaliam positivamente receber pela segunda vez a largada do maior rali de regularidade do estado.

Enquanto o atrativo em Fraiburgo no início do ano é marcado pela colheita da maçã, a cidade agora começa a se acos­tumar em receber a largada do Transcatarina no mês de julho. Pela segunda vez, Fraiburgo foi a primeira etapa do rali e faz movimentar vários setores da cidade. Neste ano, na iniciativa de aproximar ainda mais a população local do clima da competição, a SC Racing em parceria com a Secretaria de Educação promoveu concursos culturais na rede municipal de ensino. Alunos de três séries diferentes fizeram uma frase, um desenho e uma redação sobre o Transcatarina e co­mo prêmio participaram do Prólogo. Outra criança ganhou uma bolsa de estudos da SC Racing até a oitava série.

Pilotos e navegadores mais regulares vencem essa modalidade de rali e no concurso da bolsa cedida pela organização do Transcatarina ganhou o aluno mais aplicado. Johnatan Eduardo Carneiro, 7 anos, é exemplo em cálculos rápidos e agora terá mais um incentivo para continuar a ser estudioso. A bolsa de estudos será mantida se ele não repetir ne­nhum ano letivo. Johnatan também levou o prêmio de melhor desenho e foi de carona em um dos jipes no Prólogo e ficou feliz: “Balançou bastante, mas foi bem legal. Quando crescer quero ser arquiteto e comprar um jipe”.

Não só de cálculos os alunos de Fraiburgo mostram que são inteligentes. No caso de Luana Bussatto, 14 anos, a boa referência na escrita lhe fez render o prêmio de melhor redação sobre o rali. O concurso incentivou a fazerem pesqui­sas, o que ajudou a jovem Luana: “Assisti muitos vídeos na internet para fazer um texto bem elaborado. Coloquei infor­mações do evento e quando crescer também quero ter um jipe pra fazer rali”. No concurso sobre a melhor frase quem se saiu bem foi Johny Miguel Conceição, de 10 anos: “O Transcatarina é um evento que reúne competidores de vários lugares e todos com um só pensamento: desafio e muita adrenalina passando por rios, buracos, lama e qualquer distra­ção pode ser muita diversão”.

Além das premiações dos concursos culturais, na noite da quarta-feira, dia 14, os competidores puderam assistir a uma encenação sobre a Guerra do Contestado. Ainda no apelo social, a SC Racing este ano aumentou o mínimo da quanti­dade de doação de alimentos não perecíveis e no total foram arrecadadas 4,5 toneladas.

O Poder Executivo de Fraiburgo também saiu ganhando em sediar pela segunda vez a largada do Transcatarina. A pre­feitura avalia como positiva: “O evento foi muito importante para a cidade e para o estado. Como em 2009 foi um suces­so, este ano o rali voltou muito mais forte, com mais competidores (144 carros no total). Assim, pessoas de todo o país tem a oportunidade de conhecer Fraiburgo e ver o que temos de melhor para oferecer”, avalia o prefeito Nelmar Pinz. O saldo positivo dessa parceria de dois anos resultou em uma novidade para o ano que vem: “Em 2011 queremos nova­mente fazer a largada do Transcatarina e junto comemorar os 50 anos da cidade”, confirma o vice prefeito Beto Ferreira.

Não somente Fraiburgo comemora sediar uma etapa do Transcatarina. Municípios vizinhos à cidade da maçã também foram beneficiados com o evento, como relata Wilson Macedo, presidente da Rota da Amizade: “As sete cidades da região comemoram aumento em vários setores comerciais devido ao rali. O Transcatarina é um impulsionador de negó­cios, aumenta o movimento no comércio e, além disso, os próprios competidores ficam conhecendo nossos atrativos culturais”.

Outra ótima notícia que a SC Racing, organizadora do Transcatarina, teve na largada em Fraiburgo foi o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, ainda para esta edição. A expectativa é que essa parceria se estenda para 2011, já que o Transcatarina revela ao país várias cidades turísticas de Santa Catarina a cada ano.


O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefei­tura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.Acesse http://www.transcatarina.com.br/ e siga no Twit­ter: www.twitter.com/transcatarina

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br