domingo, 29 de agosto de 2010

16ª temporada do Mitsubishi Motorsports percorre trecho inédito e tem prova mais longa do ano .


Dia de céu azul, muito calor e clima seco. Estes foram os integrantes extras que os participantes do maior rali de regularidade do país, o Mitsubishi Motorsports, tiveram como companhia ao longo do dia.

A prova que teve quase seis horas de duração, reuniu um grande número de mineiros: 70% dos competidores da categoria Turismo Light são do estado de Minas Gerais, sendo a grande maioria da capital Belo Horizonte, cidade que abriu suas portas para a quinta etapa da competição.

Dispostos a percorrer 100 quilômetros de deslocamento até o município de Itabirito, ponto neutro da prova, os amantes do off-road enfrentaram mais 98 quilômetros na trilha de terra batida, fofa e sem cascalhos até o destino Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. "Este é um trecho inédito que preparamos. Além disso, esta etapa já pode ser considerada a mais longa da temporada", explica Lourival Roudan, diretor técnico da prova, que também teve como características trechos montanhosos e de mata fechada em determinados pontos.

Campeão Turismo

Após a largada, dada em Alphaville, na Lagoa dos Ingleses, às 8 horas, as equipes das categorias Graduados, Turismo e Turismo Light aproveitaram o dia ensolarado para curtir a paisagem e vencer os desafios propostos. Entre os mais experientes, na Graduados, o melhor trabalho foi feito pela dupla paranaense Otávio Enz e Allan Enz, pai e filho que correram juntos e conquistaram o primeiro lugar.
"Correr ao lado do meu filho é um prazer enorme e subir ao pódio com ele, pela primeira vez, é um sonho que se concretiza", comenta o pai e piloto, Otávio. A bordo de uma Pajero Full 3D, há três anos a dupla disputa provas de rali. O segundo lugar da categoria ficou com os mineiros Renato Ferreira Martins e Rafael Dall Bello, que já haviam ganhado em Uberlândia (MG), terra do navegador. "Agora foi a vez de subirmos no pódio na terra do piloto. Isso é que é uma dupla democrática", brinca Rafael, navegador, que mora em Uberlândia, interior do Estado.

Na categoria Turismo, voltada para quem tem experiência intermediária, a dobradinha foi catarinense. Rodrigo Diener e Mauro Ribeiro e Arão dos Santos e José Carlos, primeiro e segundo colocados, respectivamente, vieram de São Bento do Sul para roubar a festa dos mineiros. "Essa vitória será dedicada ao meu filho que está para chegar a qualquer momento, pois minha esposa está grávida de nove meses e não pode vir porque estamos só esperando ele nascer", disse o futuro pai e piloto da dupla campeã, Rodrigo Diener. E parece que a relação pai e filho foi o segredo para o pódio na categoria.
Com a segunda colocação na Turismo, pai e filho também fizeram a festa no pódio. "Corremos juntos há quase três anos e não esperávamos esta vitória. Somos muito unidos em casa, mas depois que começamos a participar dos ralis, ficamos ainda mais próximos um do outro, o que me dá muita satisfação como pai de um adolescente de 16 anos", fala orgulhoso o piloto Arão dos Santos.
Na categoria Turismo Light, que teve maior número de equipes mineiras, uma dupla fluminense roubou a cena e a última chance das equipes locais de conquistarem o lugar mais alto do pódio. Fernando Gama e Pierre Thevenet, de Petrópolis, na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, foram os primeiros colocados disputando a prova a bordo de uma L200. "Nunca fizemos um campeonato todo e nosso melhor resultado havia sido um terceiro lugar em Campinas (SP). Sem dúvida alguma este troféu de primeiro lugar será um estímulo para a próxima etapa em Itaipava (RJ), quando estaremos em casa", disse Fernando, piloto da dupla.

A melhor dupla feminina também vem do estado do Rio de Janeiro. As cariocas Paula Breves e Vilma Quintaes, amigas há mais de 10 anos, deixaram as filhas com suas mães e foram para a trilha. "Elas foram nosso amuleto da sorte, mesmo não estando no carro conosco, pois sabíamos que se fossemos para o pódio elas iriam fazer uma festa e tanto", brincou Paula, que também confirmou presença em Itaipava (RJ), penúltima prova do calendário de 2010, que será realizada em setembro.

O encerramento da 16ª temporada será na cidade de Ribeirão Preto (SP). O Mitsubishi Motorsports Sudeste já passou pelas cidades de São Pedro (SP), Uberlândia (MG), Blumenau (SC) e Londrina (PR).
Mitsubishi Pró Brasil - Cerca de oito toneladas de alimentos foram arrecadas na etapa, uma vez que a organização do evento promove ações sociais nas cidades por onde os ralis da Mitsubishi passam. Cada equipe competidora doa 30 kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene pessoal como taxa de inscrição. Em belo Horizonte, os alimentos arrecadados serão entregues para cinco instituições sociais diferentes: Creche das Rosinhas, Lar da Vovó, Espaço Especial, Farol Brasil Papagaio e Lar dos Idosos São José.
O Mitsubishi Motorsports conta com o apoio de Castrol, Banco Itaú, Gol Linhas Aéreas, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamento, Mangels Concept, MVC Soluções em Plásticos, Usiminas Automotiva, Transzero, Mira Transportes, Claro, Mapfre, Mit Seguros, Pirelli, Du Pont, Embracon, Mit Consórcio, Keko, Daslu Homem, Circuito Elegante e Artfix.

Classificação Mitsubishi Motorsports - 5ª Etapa Belo Horizonte

Categoria Graduados

1º Otávio Enz Marreco/Allan Enz (Apucarana/PR) - 377 pontos perdidos
2º Renato Ferreira Martins/Rafael Dall Bello (Belo Horizonte/MG) - 393 pontos perdidos
3º Alfredo Turcatto/Camilo Turcatto (São Paulo/SP) - 396 pontos perdidos
4º Fernando Seixas/Daniel Fernandes (Franca/SP) - 401 pontos perdidos
5º Marcos Fernando Bortoluz/Marcelo Nestor Bortoluz (Caxias Do Sul/RS) - 413 pontos perdidos

Categoria Turismo

1º Rodrigo E. Diener/Mauro A. Ribeiro (São Bento do Sul/SC) - 505 pontos perdidos
2º Arão dos Santos/José Carlos (São Bento do Sul/RS) - 507 pontos perdidos
3º Bruno Bernet Eymael/Victor Bernet Eymael (Santana de Paraíba/ SP) - 509 pontos perdidos
4º Sidnei Valmir Rank/Leandro J. Machado (São Bento dos Sul/SC) - 572 pontos perdidos
5º Fernando Isao Tokita/Wagner Uchima (São Paulo/SP) - 594 pontos perdidos

Categoria Turismo Light

1º Fernando Machado Soares Gama/Pierre Thevenet (Petrópolis/RJ - 818 pontos perdidos
2º Márcio de Almeida Elias/Rafael Lopes Piantino (Belo Horizonte/MG -1404 pontos perdidos
3º Luciana Casici/Mayara Casici Bueno (Pouso Alegre/MG) - 1575 pontos perdidos
4º Ricardo Gomes Feltre/Ricardo Cais Carneiro (Curitiba/PR) - 1696 pontos perdidos
5º Célio Mauro de Souza Fonseca/Matheus Ribeiro Fonseca (Pouso Alegre/MG) - 1717 pontos perdidos

Texto:Imprensa Mitsubishi Motors
Foto:Henrique Ribas

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br