sábado, 31 de julho de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Conheça os maiores campeões do Rally Internacional dos Sertões
José Hélio, Jean e André Azevedo somam cinco títulos cada na segunda maior prova do off road mundial


O 18º Rally Internacional dos Sertões está prestes a começar. A competição, que tem largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), já conta aproximadamente 240 competidores inscritos. Entre 10 e 21 de agosto, as motivações para participar desta aventura que é a maior do segmento fora de estrada brasileiro são muitas, mas o objetivo é o mesmo: a vitória.


Entende-se por vitória o cumprimento de metas individuais, como completar os 4.486 quilômetros, ser o melhor da categoria ou ainda ser um dos quatro vencedores das modalidades motos, quadriciclos, carros e caminhões. Para um seleto grupo de competidores, a edição 2010 da prova oferece a oportunidade de se destacarem, e distanciarem ainda mais, no posto de maiores campeões do Rally dos Sertões. Os paulistas José Hélio, Jean e André Azevedo estão no topo desta lista, com cinco títulos cada.


José Hélio é o atual tricampeão (2007, 2008 e 2009) nas motos, além disso, venceu também nos anos de 1999, 2003. O paulista sabe das dificuldades da competição, mas acredita em um bom resultado para ampliar seu recorde. "Estou muito confiante, pois esse ano é a primeira vez que tenho acesso a um equipamento de fábrica mesmo, desenvolvido para rali dentro da BMW. Um dos meus grandes trunfos é a experiência no Sertões, eu fico muito calmo. Vou encarar o Sertões como sempre encarei, como a prova que mais gosto de participar e, mais uma vez, fazer a minha corrida, sem me preocupar com ninguém", disse o piloto, que competirá em uma Speed Brain G450RR BMW.


Após 12 anos e cinco vitórias - 1995, 2000, 2002, 2004 e 2005 - competindo nas motos, Jean Azevedo disputa o Sertões como piloto de carros desde 2008, e foi o melhor brasileiro na categoria na temporada passada, quando terminou em terceiro. "A expectativa para esse ano é maior, já que nos dois anos que corri nos carros (2008 e 2009), a equipe Volswagen participou, e é quase impossível, com uma estrutura brasileira, competir com eles. Com a ausência deles nesta edição, a briga vai ser interna, com as equipes nacionais, e vai ser uma disputa mais justa e intensa, com mais carros parelhos e competitivos. Quem sabe, eu consigo brigar pela vitória e conquistar títulos também nas quatro rodas, já que tenho alguns nas duas rodas. Vai ser uma disputa emocionante e muito interessante para quem estiver acompanhando de fora, com muito mais gente com chances de vitória", comentou Jean.


O piloto André Azevedo venceu em 1997 e 1998 nos carros, como navegador do experiente Klever Kolberg. As outras três conquistas foram nos anos de 2000, 2002 e 2004 nos caminhões, categoria que participa há 11 anos. Ele e seu irmão Jean competem pela Petrobras Lubrax, equipe com mais títulos no Sertões. "É uma responsabilidade grande, já que, depois de 10 títulos, o pessoal sempre nos cobra vitórias. Cada uma de nossas conquistas foi muito especial, já que nos dois primeiros anos que participei, nos carros, fui campeão, e na minha primeira vez nos caminhões também fui o melhor. Alguns acham que o Rally dos Sertões é tranquilo, mas ele é muito difícil, é tão duro quanto o Dakar. O ritmo é até mais forte, já que lá são 15 dias de competição e aqui são 10. É um rali onde a estratégia e a experiência são muito importantes para um bom resultado", ressaltou André.


Edu Piano também sustenta uma marca considerável no hall de vencedores do Sertões. Ele tem quatro títulos da competição, em diferentes categorias. O paulista foi campeão em 2005 nos carros, e venceu as três últimas edições (2007, 2008 e 2009) nos caminhões. Em sua 15ª participação na prova, o piloto vai encarar um novo desafio no Sertões, já que competia com veículos leves e agora vai participar da disputa entre os pesados.


Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará, e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento:http://www.sertoes.com/

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br