sábado, 31 de julho de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Vencedores da primeira etapa do Series têm desafio especial no Sertões


Além de cruzar os quase cinco mil quilômetros no maior desafio do fora de estrada brasileiro, competidores também fazem contas para Sertões Series


Prontos para o maior desafio do ano em terras brasileiras, os pilotos inscritos para a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões alimentam expectativas e traçam estratégias para cruzar os 4.486 quilômetros do trajeto e chegar ao final do segundo maior rali do planeta. Mas além do desafio e das dificuldades do caminho entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), entre 10 e 21 de agosto, os competidores estarão de olho em outros dois campeonatos: o Brasileiro de Cross Country e o Sertões Series.


A primeira etapa do Series foi disputada no final do mês de maio em Avaré (SP), e dos vencedores nas quatro categorias, apenas o campeão entre os quadriciclos, José Mauro de Almeida Junior, não poderá disputar o Rally dos Sertões em virtude de compromissos profissionais.


Entre os carros e caminhões, as quatro primeiras etapas do Sertões contarão para o Series. Além disso, os três dias iniciais valerão pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). "Foi muito bom saber que parte do Sertões também valerá pelo Series, um campeonato no qual estamos muito focados, embora o objetivo principal seja o Rally dos Sertões. Temos ciência de que será uma prova muito pesada e ao mesmo tempo técnica, então vamos tentar uma estratégia que possa gerar resultados benéficos em ambas as competições. Assim, podemos correr com mais folga no Rally dos Amigos", afirmou Marcos Cassol, campeão em Avaré (SP) em sua primeira participação entre os caminhões.


Guilherme Spinelli também venceu no Interior de São Paulo, em sua volta às competições brasileiras, a bordo de uma Mitsubishi L200 RS Triton movida a etanol. "O Sertões é um rali bem mais duro, com variados tipos de piso, uma verdadeira prova de endurance. Mas sem dúvida, o fato de ter estreado a Triton RS no Series em Avaré ajudou a nos motivar a seguir desenvolvendo o carro para enfrentar o Sertões", afirmou Guiga, que ao contrário do Series, não correrá com etanol.


Entre as motos, além das quatro primeiras etapas valendo para o Series, todo o percurso do Rally Internacional dos Sertões contará para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), e da seguinte forma: a soma do resultado dos quatro primeiros dias valerão como uma etapa; depois, o acumulado do quinto, sexto e sétimo dia, como a segunda etapa; e os três últimos, como outra etapa.


"O Sertões Series em Avaré me ajudou a entrar no ritmo. Foi uma prova rápida, mas muito boa, com terreno bem variado, trechos de pedra, chão duro, terra batida, muito bom para ir me acostumando", afirmou o catarinense Ike Klaumann, que liderou uma dobradinha em família: seu irmão, Guto, foi o segundo colocado na prova que também valeu pelo Campeonato Paulista de Baja - entre as motos, o percurso não foi planilhado.


"Já que vencemos a primeira etapa do Series, vamos continuar de olho na pontuação nestas quatro primeiras etapas. O foco principal, no entanto, é o rali todo, porque se for bem no Sertões, o resultado vai ajudar no Series e também no Brasileiro", disse o piloto, campeão brasileiro da categoria Super Production 450cc.


"O Rally dos Sertões é uma prova completamente diferente das outras. É mais longa, mais variável, mais dura. Não vai ser nada fácil. A idéia é conquistar uma boa colocação na classificação geral", apontou Klaumann, que foi o vice-campeão da mesma categoria na edição de 2008 do Sertões.


Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio do Ministério do Turismo, dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará, e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento:http://www.sertoes.com/

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br