quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RALLY...Berohokã


Projeto Berohokã forma segunda turma de Jovens Guerreiros do Araguaia

Com muita animação e aprendizado, o Rally de Educação Ambiental, do Projeto Berohokã, formou mais 700 “Jovens Guerreiros do Araguaia” nos municípios de Torixoréu, em Mato Grosso, e Baliza, em Goiás.

“Fizemos uma ação conjunta com as crianças desses dois municípios nos dias 07, 08 e 09 de outubro, com aulas teóricas e práticas. Dessa forma conseguimos o objetivo maior que era sensibilizá-los sobre a importância da preservação do Araguaia. A resposta deles foi muito boa”, afirma Éderson Oliveira, membro do Rally de Educação Ambiental.


Multiplicadores natos – Entre as oficinas desenvolvidas, as crianças executaram tudo com bastante interesse. Um destaque vai para a Oficina de Trilha do Meio Ambiente, em que 45 alunos percorreram - acompanhados de monitores e guias - o trajeto entre o Córrego Pavão, localizado em Baliza/GO, até o Rio Araguaia. “Pelo caminho eles foram catando lixo jogado por turistas e pela própria população. Constataram a degradação e o assoreamento dos trechos e entenderam a necessidade de proteger a natureza”, afirma Rubens Jacarandá, Coordenador do Projeto.

Além da trilha, as crianças também se divertiram nas ações do Agrofloresta, construindo maquetes sobre mata ciliar, fazendo acessórios com sementes do cerrado, adquiriram muita informação nas histórias encontradas nos livros da Biblioteca Itinerante, e descontraíram na apresentação dos bonecos gigantes, apresentados pelos membros do Rally Ambiental.



“Nossa avaliação foi muito positiva, pois conseguimos o objetivo de passar instrução sobre a necessidade da preservação do Araguaia e também da parceria como multiplicadores na luta pelo Araguaia. Afinal, agora eles são os ‘Jovens Guerreiros do Araguaia’”, completa Rubens.

As próximas cidades a serem visitadas serão:

19 e 20/10 Britânia/GO
21, 22 e 23/10 Cocalinho/MT
26/10 Pontal do Araguaia/MT
27/10 Barra do Garças/MT

Redação Berohokã

Nenhum comentário:

Postar um comentário