segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Correio Técnico...Perguntas.

Correio Técnico...Óleo Diferencial Traseiro do Vitara.

Bom dia Serjão se for possível preciso de mais uma dica sua, seria referente a óleo lubrificante para diferencial "sei q já publicou uma matéria sobre isto'' mais estou com duvidas; vamos lá fui verificar o óleo do diferencial traseiro do Vitara e percebi q estava fino quase igual água, pensei acho q esta na hora de trocar, pois o da dianteira não estava tão fino assim, bem o manual recomenda 75W80, 75W90, 80W90 API GL-5, bom tarefa difícil para encontrar estes tipos de óleo principalmente GL-5, bom não pensei duas vzs moro ao lado de uma gde auto peças e lá só tinha a linha comum, resolvi comprar um 80W GL-4 e um 90W GL-5 marca valvoline misturei os dois pq vai 2 litro mesmo, pensei o carro j´tem mais de 15 anos então acho q pelo desgaste natural das pçs vai ficar bom c/ este vai acabar ficando um 85W +-; resultado ficou horrível o carro não anda parece q esta até com o freio de mão puxado um pouco rsrsrs. Bom liguei p/ as autorizadas e oficinas especializadas e falaram q costumam usar 80W da shell mais não falam se é GL-4 ou 5, disseram q o original ou compatível é muito caro cerca de $ 40,00 o litro ou mais, achei aqui por $ 36,00 o litro do 75W90 semi-sintéticos e tbm um da marca ingrax 80W90 GL-5 por $ 11,00 o litro, bom agora estou na duvida aguardo resposta marca viscosidade etc... se vc poder me ajudar blz...

André Cordeschi



-------------------



Respondendo:



Grande André!

A mistura dos óleos faz com que as características particulares de cada um se percam e certamente isso prejudicará seu diferencial. Caso o diferencial não possua LSD, ou seja, o diferencial possua auto-blocante, não é preciso utilizar o GL-5 semi-sintético. Caso o diferencial possua auto-blocante se faz necessário usar um óleo especial com modificador de atrito e com base sintética. Caso não possua pode usar um óleo de boa marca modelo 75W90 ou 80W90, o ideal seria GL-5 devido ao uso em off Road, mas se não encontrar o GL-4 está de bom tamanho e cumpre sua obrigação. Troque sempre a cada 40mil km ou sempre que fizer trilha por locais alagados verifique se contaminou, se sim troque imediatamente. Sobre a marca, bem, eu acredito nas marcas de qualidade e reconhecidas como Texaco, Shell, Esso, Castrol e outros de marcas conhecidas e comprovadas.

Forte abraço,

Sérjão

6 comentários:

Unknown disse...

Mais uma dúvida sobre este tema: fui trocar o óleo do diferencial traseiro do samurai e exigi um GL-5. Ao ver a embalagem verifiquei que era um óleo específico para diferencial com LSD - o que não é o caso do samurai.

Isso pode causar algum tipo de problema?

Unknown disse...

Não Rogério, não causa nenhum problema, ao contrário! Vai melhorar a lubrificação em uso mais extremo e aumentar a vida útil do sistema. Pode usar tranquilo!

Abrs,

Sérjão

miguel_156 disse...

Boas
O meu vitara de algum tempo para cá anda a fazer um barulho muito estranho depois de quente e depois de andar uns 10/15 minutos, faz tipo um barulho de rosso mistorado com um tok... tok... tok...
Esse barulho só se nota quando vai em marcha lenta até a uns 30kmh depois deixa-se de ouvir , ou deixa de fazer ou o barulho do proprio carro supera esse barulho. Tambem já dei conta que quando vai em marcha lenta a fazer esse barulho se passar as velocidades para ponto morto e sem carregar na embraiagem esforcar/empurrar/encostar a manete das velocidades para uma das velocidades sem carregar na embraiagem, só o esforçar, o barulho abranda e muito ao ponto de quase não se ouvir, carregando na embraiagem de nada adianta.
Já nao sei se o barulho bem da caixa de velocidades ou do diferencial. Quando empurro a manete para uma das velocidades ele deixa de fazer barulho ai penso que seja da caixa mes quando vai a rolar e faz o tal tok... tok ... a aumentar ao a deminuir consuante o vitara vai ganhando ou perdendo velocidade ai já penso ser do diferencial.
As cruzetas foram todas trocadas á 20.000km e o vitara não é carro de monte nem em grandes corridas nem esforços, tem um uso normal de auto estrada e cidade e é o 1.6 hardtop 8 valvulas de 1995.
O que vos parece ?
Obrigado

Unknown disse...

Olá Miguel!

Você precisa levantar seu Vitara em um elevador e colocar uma pessoa dentro mudando as marchas e acelerando como se estivesse na rua.

Com as mãos e ouvidos atentos vá analisando o diferencial e a caixa de marcha para ver de onde realmente vem o barulho.

Caso seja na caixa de velocidades até mesmo alguma mola do disco de embragem pode fazer isso e depois de determinada velocidade ela se encaixa, já vi isso em uma Hilux. Se for no diferencial então ele deve estar com folga ou algum rolamento ruim... mas você saberá pela vibração e roncado do diferencial ao acelerar.

Mesmo tendo trocado a cruzeta você pode estar com as buchas de encaixe dela no diferencial ruim e acarretar folga e barulho, que reduz com determinada velocidade, chegando a um ponto de equilibrio.

O importante é descobrir agora de onde vem o barulho e laventando o carro conseguirá isso.

Por favor, não deixe de nos informar o que aconteceu e boa sorte na resolução do problema.

Abrs,

Sérjão

Miguel_156 disse...

Ok
Obrigado pela ajuda
Por falares na embraiagem, realmente tambem tenho um problema já antigo na embraiagem, por vezes as modancas deixam de entrar quando o vitara esta parado, chegando a um semafero paro no vermelho e meto em ponto morto e quando passa para verde vou para engrenar a 1º e ela simplesmente não entro, tento 2 e tambem não, comclusão, é como se estivesse a tentar engrenar as velocidades sem carregar na embraiagem mas se desligar o motor e mal ele pare de trabalhar elas entram todas na boa, em andamento entram todas bem sem qualquer problema de maior.
Tambem tenho notado que o pelal da embraiagem esta muito duro e por isso mesmo já ando aponderar trocar a embraiagem á algum tempo.
Para agora não vai dar para gastar dinheiro no vitara porque ando a juntar o material para fazer a revisão ao meu alfa romeo 156 que neste momento é mais inportante porque este sim é o carro de viagem e do dia á dia mas para breve vou-me virar para o vitara.
Aguardem-me...

Para me identificar melhor quem sou aqui fica !
http://suzuki.zikforum.com/profile.forum?mode=viewprofile&u=223

http://www.alfaromeoteam.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=697

http://www.leiloes.net/members_area.php?r=up

Unknown disse...

Pois é Miguel de Matosinhos!

Você está com as molas e certamente com seu platô de embragem acabados, precisando trocar urgente, inclusive você pode ficar na rua por este problema, ou pior, se uma mola quebrar pode prejudicar ainda mais seu carro. Deixe-o parado e assim que puder faça a troca do conjunto completo, disco, platô e rolamentos.

Forte abraço,

Sérjão
www.youtube.com/HolandaPe

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br