sábado, 11 de julho de 2009

Correio Técnico...Motores - Retificando!

Finalizando o artigo escrito pelo Daniel Shimomoto, sobre retificas, segue um relato feito pelo Shimomoto sobre suas experiências com motores retificados.

Sérgio Holanda

---------------------------------------------------------

MINHAS ALEGRIAS E TRISTEZAS COM MOTORES RETIFICADOS

Na minha atividade (agricultura) vira e mexe eu me deparo com questões deste tipo e , como já citei anteriormente, por conta de um desses acasos do destino, tive que retifica 6 motores diesel (Dois Ford's FTO4.4, dois Perkins A3.151, um Ford Genesis 3.3L e um MWM D229/4) e 2 de ciclo otto (um VW/Ford CHT e um VW 1600 refrigerado a ar) no prazo de um ano. Fora os outros nos anos anteriores.

A decisão de qual serviço proceder, dado muitas vezes o elevado custo envolvido, faz com que façamos experiências que compartilho com vocês. Embora, como tenha dito, cada caso seja um caso e, muitos motores serem "incomuns" ao meio automotivo, acho que dá para dividir apenas para se ter uma idéia das experiências e resultados que tive e obtive.

FORD FTO 4.4 ou FORD 4.268 DIESEL
Equipa os tratores Ford 6600/6610 e na sua versão turbinada, o trator Ford 7610. Dito desta maneira muitos não o conhecem mas a Ford fabricou uma série de caminhões F-4000 equipada com este motor, diferindo apenas a bomba injetora que nestes casos era a Bosch, em linha (o trator usa bomba LUCAS-CAV, rotativa). É um motorzinho bom, conhecido pelo seu elevado torque em baixa rotação, elevado consumo de diesel e boa durabilidade (quando em aplicações agrícolas). Na F-4000 ficou mal afamado exatamente pelo elevado consumo e custo de retifica superior ao do MWM 229. E por ter uma rotação de trabalho menor que o MWM, ele fazia com que o veiculo ficasse mais lerdo.

Num Ford 6600 que possuo, o motor começou a sumir água do radiador e fazer ruídos estranhos no cabeçote. Ao abrir o motor verificou-se a necessidade de mexer no cabeçote do motor e o avançado estado de desgaste das camisas. Por ser um trator excepcionalmente bom, resistente e de "pouca oficina", procedi a retifica completa colocando peças da marca K&S, com a montagem feita pelo meu mecânico cabendo a retifica, apenas a usinagem das peças. Até hoje lá na Fazenda o pessoal fica admirado com a força deste trator, que embora tenha 86cv e seja aspirado (cheguei a avaliar a hipótese em turbinar por cima), faz serviços que muitos chegam a duvidar.

O Ford 6610, por outro lado, após 3000 horas de uso depois de uma retifica completa, ocorreu um superaquecimento e um trinco no cabeçote. O motor começou a jogar água do radiador pelo escapamento e procedi a solda, aplainamento da base, troca de válvulas e guias, procedendo o seu assentamento. Não resolveu. Um dos cilindros estava com os anéis de compressão destemperados (havia perdido a sua elasticidade) e mandei abrir novamente o motor, procedendo apenas a troca do kit camisa/pistão e anéis, bem como do bronzinamento, apenas dando uma "polida" no virabrequim. O trator voltou a trabalhar normalmente por mais 700 horas e depois foi vendido (pelo menos até agora ninguém reclamou!!!!).

PERKINS A3.151

Motorzinho de injeção indireta de diesel, conhecido pela sua robustez, economia de diesel e....vazamentosUm dos meus MF 235 equipados com este motor estava com 800 horas após retifica completa quando houve a quebra do virabrequim. Mandei brunir os cilindros, trocar anéis, o virabrequim propriamente dito, os respectivos bronzinamentos e o trator voltou a trabalhar normalmente por mais 2 anos, quando o vendi.
O outro, mais antigo, empenou o cabeçote e começou a consumir óleo. Procedi a troca de anéis (e o brunimento das camisas) e a retifica do cabeçote, entretanto o motor agüentou em sua parte de baixo a maior compressão e fundiu. O comprador do trator sabia que eu havia feito uma "meia sola" (eu avisei) entretanto, dado o fato de ele ter apenas trabalhado por dois dias em pulverização de café, ajudei-o com a compra de um kit camisa/pistão e anéis novos.
FORD GENESIS 3.3

Motor diesel desenvolvido na Europa, pela Ford/New Holland. Durável, robusto e potente que chega a surpreender o mais experiente operador de trator. A contrapartida fica por conta do elevadíssimo custo das peças, que tem de ser compradas apenas nos revendedores New Holland, uma vez que não existe genérica (Mahle, KS, etc.).

Um Ford 4630 equipado com este motor, por conta de um mal funcionamento no indicador de temperatura superaqueceu e começou a jogar óleo lubrificante pelo escapamento. Devido ao elevadíssimo custo das peças (cada pistão custa R$750,00), procedi a troca do kit camisa/pistão e anéis, mantendo o bronzinamento e toda a parte de baixo. A retifica coube apenas a colocação das camisas no bloco e o plainamento do cabeçote. O motor em si ficou bom, parou de jogar óleo, entretanto seu funcionamento ficou estranho, uma vez que ele bate mancal (a maior compressão acelerou o desgaste da parte de baixo).

MWM D229/4

Dispensa apresentações. Equipa, na linha agrícola, o Valmet 785. Este motor especificamente eu tive de fazer completo e não reclamei.

Com 11.500 horas de uso intenso (lembrando que este trator em especifico passa 3 meses do ano arrastando uma máquina colheitadeira de café de 7 toneladas, e tocando, com sua tomada de força uma bomba hidráulica que gera pressão para tocar os mais de 8 motores hidráulicos e pistões que equipam essa máquina) o motor começou a estourar igual Volkswagen fora de ponto, além de soltar, numa aceleração/desaceleração fumaça de todas as cores (branca, azul e preta).

Aberto o motor, decidiu-se pelo serviço completo. Havia desgaste inclusive no virabrequim (coisa rara, em se tratando de MWM).

Saliento que todos os meus motores diesel foram desmontados e montados por meu mecânico, cabendo a retifica apenas o serviço usinagem do motor.

VW/FORD CHT

Quando da primeira "fundida" do meu Gol 92, já com 350 mil km originais, fiz um serviço de retifica completo até porque eu usava o carro inclusive para pequenas viagens. Motor montado pela retifica. Após alguma reclamação (o motor veio "rajando" da retifica) trocaram os pistões (desconfio que era de segunda linha) e tudo voltou ao normal.

Entretanto parei de usar o Gol e ficou na mão do pessoal da Fazenda que num prazo de 2 anos literalmente acabou o carro, havendo um "esquente" depois disso que acabou por me obrigar a abrir o motor pela segunda vez. Dado o elevado estado de precariedade do carro (ele simplesmente está com o monobloco rachado, sem suspensão e o câmbio sem a terceira marcha) e o uso (anda muito pouco, apenas rápidos trajetos entre a Fazenda e a cidade, coisa de 20km), fiz uma "meia sola" trocando apenas o kit camisa/pistão e anéis. O carro está bom (em outras palavras, anda, consegue rodar o trajeto dele) mas o motor permaneceu rajando. Até quando agüenta? Só Deus sabe...

VW 1600 refrigerado a ar

Tenho um Fusquinha 1983, herança do meu avô que tirou o carro zero km. Adoro o Fusca e depois de muito pesquisar, comprei um motor VW 1600 de uma Kombi apreendida e posteriormente leiloada. Meu amigo Dimas, mecânico com mais de 40 anos de experiência e cursos inclusive na fábrica da Volkswagen, literalmente reconstruiu o motor, que de original, restaram apenas a carcaça, os cabeçotes, virabrequim e bielas. O resto foi tudo trocado e montado de acordo com a especificação da Volkswagen e o resultado final foi o mais compensador possível.

Parece um motor novo, nenhum ruído estranho. E acima de tudo, com um ótimo desempenho, potência e até agora, sem nenhum defeito (nem uma válvula desregulada) após 5 mil km de uso e um ano.

Daniel Shimomoto

3 comentários:

  1. Hola amigo esta muy interesante tu comentario es bueno, encontré tu blog buscando información acerca de los motores Ford fto 4.4, pasa que tengo un camión Ford F-4000 el cual ya tiene el motor bastante desgastado y necesita una rectificación pero como estoy en Paraguay es muy difícil conseguir los repuestos necesarios para llevar a cabo la reparación total del motor

    ResponderExcluir
  2. ofomir...

    Tenho como ajudar em sua busca por peças, me envie um e.mala sergio@transamazonicachallenge.com.br que ajudarei no que for possível.

    Abrs,

    Sérjão

    ResponderExcluir
  3. Muchas gracias Sérjão, estuve ausente por motivos laborales por mas de un mes, ahora estoy retomando este tema me estaré comunicando contigo por email el mío es ofomir@hotmail.com para cualquier cosa estoy también a las ordenes.

    ResponderExcluir