Como aqui realizamos expedições em veículos, quais seriam os preparativos?
As maiorias das expedições podem ser feitas por veículos comuns, mas algumas somente veículos apropriados, com tração nas quatro rodas e adaptações especiais para determinados trechos.
Em 2007 realizei, juntamente com um grupo, uma expedição aos Andes, para este trajeto, todo feito em estradas mapeadas, com trechos em barro e piçarra, era totalmente possível ser feito em um veículo 4x2, bastando apenas ter uma boa altura livre do solo, evitando assim pequenos amassados e pancadas na parte inferior do veículo.
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Durante o trajeto, a cerca de 100 km do Salar do Uyuni resolvemos pegar um atalho guiado por GPS no meio das montanhas e nesse momento somente veículos 4x4 poderiam ter realizado esta empreitada, bem como andar no próprio Salar (que poderia muito bem ter sido feito em algum passeio para turistas existente na cidade de Uyuni). Mesmo assim tivemos diversos atolamentos neste trecho, Samurai, Troller e uma Land Rover 110, que só saíram puxados. Isso demonstra que no planejamento de uma expedição devemos observar que tipo de veículo se faz necessário para a realização da mesma.
Primeiramente devemos utilizar um veículo que possua espaço suficiente para nossas bagagens e apetrechos, além de ser um veículo confiável para que não tenhamos problemas durante o deslocamento, além de ser um veículo seguro. Definido o tipo de veículo a ser utilizado na expedição, devemos prepará-los adequadamente para o tipo de trajeto.
Alguns exemplos de trajetos e suas preparações:

Trajetos que envolvam uso de 4x4 extremo.
Como exemplo, temos uma expedição à região transamazônica e para enfrentar o tipo de caminho da região em época de chuvas se faz necessário utilizar alguns equipamentos no veículo como:

- Pneus especiais. Pneus de configuração de asfalto em pista de barro, seja seca ou principalmente molhado, tornam-se inapropriados, chegando ao ponto de não terem nenhuma tração e conseqüentemente impedindo o deslocamento do veículo, além do risco de um acidente sério. O pneu ideal para uso é um misto, modelo A/T, ou 50% asfalto e 50% off Road, mas mesmos estes em períodos mais chuvosos ficam inúteis, necessitando uso de pneus 100% off Road para maior segurança e deslocamento.

- Guincho de resgate. Um bom guincho de resgate se faz necessário quando o trecho está praticamente intransponível e o auxilio deste equipamento faz toda a diferença. Bem utilizado e dimensionado este equipamento será o responsável pelo sucesso da expedição neste tipo de terreno, bem como um auxiliar importantíssimo no regaste e segurança para determinados trechos.

- Snorkel. Em trechos alagados se faz necessário a utilização de snorkel para o motor, evitando entrada de água no mesmo e por conseqüência calço hidráulico. Além do motor se faz necessário a colocação de snorkel ou suspiros, na caixa de transmissão e diferenciais, para que não entre água e contamine o óleo, danificando as engrenagens.

- Equipamentos de resgate suplementares. Pá, enxada, Hi-Lift, corda, corrente, pranchas de desatolamento, facão, e demais equipamentos que possam auxiliar no resgate.
Sérgio Holanda (Parte I)
Um comentário:
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